sábado, 19 de setembro de 2009

CORRESPONDÊNCIA ATRASADA TEM GERADO RECLAMAÇÃO COM A GREVE DOS CORREIOS.

Cerca de 160 mil correspondências são entregues diariamente na Grande Aracaju e em função da greve dos trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos, que já dura dias, muitas correspondências já começam a sofrer atrasos, promovendo transtorno aos seus destinatários. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Sergipe, Orlando Sérgio, “a categoria ainda aguarda por uma segunda proposta e permanecem em greve por tempo indeterminado”.

Preocupada com os pagamentos das faturas mensais, a dona de casa Valmira de Oliveira diz que para evitar problemas maiores já começou a resolver por conta própria o pagamento das suas contas. “Toda vez que os Correios entram em greve o consumidor é sempre o mais atingido. Mobilizo meus filhos para conseguir a segunda via dos boletos pela internet ou até mesmo na sede das empresas em questão, para que eu possa efetuar meu pagamento em dia e não ter que enfrentar a burocracia de provar que recebi a correspondência em atraso”, explica.

De acordo com o assessor de Comunicação da ECT, Ginaldo de Jesus, o acúmulo das
correspondências já é percebido no setor de entregas, mas a empresa tem feito uma seleção de triagem e filtragem, priorizado a entrega das mais urgentes. “Acreditamos que essa greve acabe logo, mas de qualquer forma já começamos a deslocar funcionários de outros setores para fazer a distribuição e caso seja necessário, na próxima segunda-feira, estaremos contratando mão de obra terceirizada para adiantar o processo”, garantiu.

Segundo a diretora do Procon em Sergipe, Gilsa dos Anjos, com a continuidade da greve dos Correios a orientação para os consumidores que receberem boleto bancário em atraso é que não devem efetuar seus pagamentos com juros ou multa. “A situação de atraso é da ECT e não do consumidor. As pessoas devem contatar as empresas responsáveis ou procurar na internet uma segunda via do documento, se não receberem as correspondências”, alertou.

Outra opção é fazer o rastreamento das correspondências enviadas por Sedex na Agência Central dos Correios, mas é necessário ter o número de referência para o cliente descobrir onde está a encomenda. Os usuários que usam o serviço dos Correios para envio e recebimento de documentos podem pedir ressarcimento por eventuais danos no Procon ou na Justiça.

Fonte: Jornal da Cidade

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