segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PROGRAMA DO SUS OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Os alunos de graduação, professores e profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) interessados em realizar pesquisas poderão receber bolsas de estudo do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 15 de janeiro de 2010.

A proposta do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) é contribuir para a qualificação dos profissionais da saúde e incentivar os estudantes na iniciação do trabalho de pesquisas a partir das necessidades dos serviços de saúde.

A seleção dos projetos inscritos ocorre em três modalidades: tutoria (professor), preceptoria (profissional da ESF) e monitoria (estudante de graduação). Em 2008, 5.814 bolsistas foram atendidos em todas as categorias.

De acordo com o edital, os selecionados irão receber bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos tutores e perceptores é de R$ 1.045,89. Já a bolsa de incentivo para os estudantes é de R$ 300.

As instituições de educação superior públicas ou privadas sem fins lucrativos, em parceria com secretarias municipais de Saúde, podem se inscrever. As propostas devem contemplar os cursos de graduação da área da saúde.

Os projetos serão desenvolvidos durante os anos de 2010 e 2011. O resultado da seleção tem divulgação prevista para fevereiro de 2010.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário