sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CORPO DE BOMBEIROS RECEBE 143 CHAMADAS POR CONTA DE VENDAVAL.

O vendaval que atingiu o Estado de Sergipe na noite de ontem, quinta-feira, causando grandes transtornos à população, gerou 143 entradas de ocorrência no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), voltadas para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE). Essas ocorrências foram registradas das 19 horas da quinta-feira até as 12 horas desta sexta-feira. Por conta do grande número de chamadas, as equipes continuam trabalhando atendendo às solicitações da população.

As principais ocorrências foram quedas de árvore e telhado, desmoronamentos de muro e princípios de incêndio em rede elétrica. As mais graves atendidas pelo Corpo de Bombeiros foram o desabamentos do telhado de uma igreja no bairro Industrial, com três vítimas, e a queda de uma árvore na avenida João Ribeiro, que atingiu uma casa e dois carros.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sergipe, o major do Corpo de Bombeiros José Erivaldo Mendes, o vendaval foi causado por um ciclone tropical vindo do oceano Atlântico, que atingiu o litoral sergipano, perdendo força com direção ao interior, tendo como característica pouca chuva.

O alerta é de que hoje o Estado deve ser atingido por uma corrente de vento ainda mais forte. “O vendaval é como um círculo, um “bambolê”. A primeira borda atingiu ontem o Estado e a segunda deve atingir hoje, do final da tarde para o início da noite, com tempestade que deve durar de 15 a 20 minutos, relâmpagos e ventos ainda mais fortes, que devem chegar até a cidade de Itabaiana”, afirmou o major Mendes.

Orientações – Para a segurança da população durante o período do vendaval, o coordenador passa algumas orientações. “As pessoas devem procurar se abrigar em local seguro assim que começar o vendaval, com preferência a locais com laje. Caso esteja em local com telha, só deve se deslocar se for antes do vendaval. Se ele já estiver iniciado, nos momentos mais críticos as pessoas devem buscar ficar embaixo de mesas e camas”, aponta.

Para se proteger dos relâmpagos, as pessoas devem procurar abrigo em local fechado, evitar ficar embaixo de árvores, que podem sofrer descargas elétricas, e deve ser evitado o uso de materiais metálicos como relógios e correntes que podem atrair as descargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário