sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU FAZ BALANÇO DAS AÇÕES APÓS VENTANIA.

Nesta sexta-feira, 19, foi realizada no auditório do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos entrevista coletiva para anúncio das ações emergenciais desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju logo após a ventania que atingiu a cidade na noite dessa quinta-feira. Os ventos chegaram a 66,6 km/hora e destelharam casas, derrubaram muros e fizeram tombar árvores, placas, antenas parabólicas, out-doors e front lights.

Durante a coletiva, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, informou que durante toda a madrugada equipes trabalharam em vários bairros da capital sergipana. "Mobilizamos uma grande estrutura para atender as ocorrências. Recolhemos durante a madrugada 78 m³ galhos de árvores tombadas, out-doors, placas, entre outras coisas. Tivemos obstruções de ruas no Inácio Barbosa e avenida João Ribeiro, mas esses casos já foram resolvidos", comunicou Lucimara.

Foram disponibilizados para o recolhimento de material dois caminhões rollon-rolloff, duas caixas coletoras de 30m³, 26 agentes, uma caçamba de 4m³, uma retro escavadeira, um caminhão muque e um caminhão para recolher material de poda.

As ações executadas na cidade foram coordenadas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, composto pela Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Governo, Emsurb e Guarda Municipal de Aracaju. Representantes de cada órgão estiveram reunidos durante a noite e madrugada para orientar as equipes que ficaram de prontidão nas ruas e também para definir um plano emergencial para esta sexta-feira.

O Centro recebeu ajuda da Petrobras e do Corpo de Bombeiros. "Mantivemos três equipes de sobreaviso, cada uma com 15 agentes, uma pá carregadeira, três caçambas de 12m³, um caminhão rollon rollof, duas caixas de 30m³, equipes de podadores com moto serra e máquinas podadoras. A estrutura está disponível dia e noite, durante o tempo que for necessário para atender qualquer ocorrência. Só sairemos desse esquema especial de plantão quando não houver mais riscos, quando a meteorologia indicar que estamos tranquilos", avisou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Nicanor Moura.

O Samu 192 montou um esquema de emergência e disponibilizou equipes extras nos hospitais municipais da Zona Sul e Zona Norte. "Parte do telhado da Igreja São Pedro Pescador caiu. Lá 20 pessoas ficaram feridas. Com a resposta rápida do Corpo de Bombeiros, todas foram encaminhadas ao Hospital Nestor Piva. Dezenove pessoas foram liberadas rapidamente, pois só tiveram ferimentos leves", contou Lucimara Passos.

Alerta

Nicanor Moura pediu que a população colabore com a prefeitura, não jogando lixo nas ruas, encostas e canais. "Nesse período, os riscos de ocorrer chuvas e ventos fortes são grandes, por isso, o lixo não deve ser jogado nas vias públicas ou encostas, porque mata a cobertura vegetal, que é a proteção desses locais", orientou o coordenador da Defesa Civil Municipal durante a coletiva.

Para se precaver em situações de fortes chuvas ou ventanias, a população deve permanecer em suas casas, pois esse é o local mais seguro. "Em casas sem laje, as pessoas devem ficar embaixo de mesas. Nunca devem se dirigir às ruas, pois postes, fios e árvores podem cair", alertou Nicanor.

Ainda de acordo com ele, a Defesa Civil Municipal está preparada para minimizar as consequências do mau tempo. "Nosso trabalho é preventivo e começou no inicio do verão. Por isso, a ventania da noite passada não foi muito sentida pela população. Como estão previstos novos temporais e ventos fortes, a Prefeitura de Aracaju está em estado de alerta", comunicou.

Contato

A população pode ajudar informando locais onde existam árvores, postes, outdoors e outros objetos que ofereçam risco de acidentes. A Prefeitura de Aracaju disponibiliza dois canais de acesso: a Central de Atendimento da Emsurb (08002841300) e a Defesa Civil Municipal (79) 3218-7817. Também é possível acionar o Centro Integrado em Operações de Segurança Pública (Ciosp) por meio do telefone 190.

Nenhum comentário:

Postar um comentário