quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

DEPUTADO AUGUSTO BEZERRA DENUNCIA PRÁTICAS ELEITORAIS DO LÍDER DO MST, JOÃO DANIEL.

O acusado estaria trocando as casas do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’ por votos

Na manhã desta quinta-feira, 18, em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) fez serias denúncias ao líder do Movimento Sem Terra em Sergipe (MST), João Daniel, que estaria utilizando o Programa Federal 'Minha Casa Minha Vida', com o objetivo de fazer campanha, envolvendo um forte esquema eleitoreiro. “O líder do MST, João Daniel, é pré-candidato assim como nós somos e está trocando casas por votos”, denunciou o deputado.

O deputado democrata afirmou que a Associação do líder do MST é a maior construtora do Estado e tem vencido todas as licitações do Programa, o que levanta suspeitas, pois a Organização Não-governamental ‘Um lugar ao Sol’, localizada em Japaratuba, estaria construindo casas deste Programa Federal nos municípios de Cristinápolis, Gararu, Canindé de São Francisco e Poço Redondo, recebendo os recursos e deixando casas inacabadas.

Segundo o parlamentar, o Programa deveria ser estabelecido através da CEHOP-Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas, Caixa Econômica e Empresa do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese), porém, de acordo com as denúncias do deputado, o 'Minha Casa Minha Vida' está servindo para a troca de votos, e para o benefício da Associação de João Daniel, o qual negou sua participação na construção de casas em outros municípios, alegando apenas, um apoio dado à construção das casas em outros municípios, o que foi rebatido pelo deputado,que oficializará as denuncias no Ministério Público de Sergipe, baseado em documentações comprobatórias, além de visitar a Caixa Econômica, no sentido de esclarecer as suposições feitas pelo diretor Administrativo e de Finanças da Pronese, Marcos Santana, o qual defendeu a lisura da aplicabilidade do programa, atribuindo à Caixa Econômica a responsabilidade da distribuição dos recursos para a construção das casas.

“Ele está jogando a responsabilidade de fiscalização para a Caixa Econômica, pois João Daniel está querendo tirar o corpo fora e já basta a mancha que o Governo Federal deixou na Petrobras, agora querem comprometer a Caixa Econômica”, alertou o democrata.

O líder do MST, João Daniel, fez uma participação rápida e sem efeito durante a explanação do deputado no Programa do radialista Gilmar Carvalho, pois as acusações foram contundentes e baseadas em documentos que serão apresentados ao Ministério Público nos próximos dias, no sentido de alertar o órgão para a averiguação da prática eleitoreira, que tem trocado casas do Programa Federal por votos, no interior sergipano.

Intervenção - Durante o programa do radialista Gilmar Carvalho, o deputado federal José Carlos Machado (DEM) participou do debate travado pelo deputado Augusto Bezerra sobre a possível troca de casas do Programa Federal ‘Minha Casa Minha Vida’ por votos. O deputado reconheceu que o princípio do Programa é importante, pois se dispõe a construir casas para a população de baixa renda no interior sergipano, mas as possíveis irregularidades nos contratos estruturais da execução do programa, o que estaria descartando o princípio da economicidade. “O Programa tem méritos, mas começou mal, pois não sabia que estas Associações contratavam engenheiros. Não é razoável que uma Organização Não-governamental do município de Japaratuba vá construir casa em Cristinápolis. Ongs recebem milhões de reais da Pronese e nada é feito. Em Capela, não existe um cidadão sequer com carteira assinada, que tenha trabalhado durante os 14 meses na construção das casas do Programa”, indagou o deputado.

Fonte: Assessoria do Parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário