quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

GOVERNADOR AFIRMA AOS DEPUTADOS QUE NÃO PERMITIRÁ O USO DA MÁQUINA NAS ELEIÇÕES.

Fotos: Maria Odília
A abertura do ano legislativo, na sessão desta quinta-feira, 18, contou com a tradicional mensagem do governador Marcelo Déda ao parlamento. Após a abertura oficial feita pelo presidente da Casa, deputado estadual Ulices Andrade, o chefe do executivo apresentou a prestação de contas dos três primeiros anos de governo e anunciou algumas ações que serão executadas neste ano. Déda garantiu aos parlamentares que agirá com lisura nas eleições. “Não haverá o uso da máquina em favor de nenhum candidato”.

Marcelo Déda disse que Governo e candidaturas estarão rigorosamente afastados, “com suas ações claramente delimitadas pela legislação eleitoral. Não haverá, em nenhuma circunstância, concessões na utilização da máquina administrativa em favor de candidatos. Esse compromisso republicano eu tenho afirmado em cada uma das ações do Governo, mesmo enfrentando eventuais incompreensões”, observou o governador para um Plenário dividido entre deputados e secretários.

Na mensagem, o governador disse que vem estabelecendo uma nova relação entre o Governo e a sociedade e que não tem feito obras para exibi-las como frutos da idiossincrasia de um governante. “Sempre entendi que a estrada, a ponte, a escola, o hospital, são ferramentas que servem ao povo, e se tornam úteis, na medida em que, efetivamente, contribuem para fazer avançar os índices de qualidade de vida”, explicou Marcelo Déda.

O governador enumerou avanços obtidos pelo seu governo, lembrando que não houve desperdício de dinheiro público, pagando em dias suas obrigações. “Nesses três anos tenho a satisfação de dizer que a voz do povo se fez ouvida. Os planos foram discutidos exaustivamente, e em todos os eles a presença das comunidades corporificou-se através de contatos abertos, democráticos e informais, com a participação de conselhos, das associações dos movimentos sociais”.

Na agricultura, destacou o governador, a produção agrícola deu saltos qualitativos e quantitativos, com as quebras sucessivas de recordes de produção. Lembrou a quebra de safra de milho e feijão e a criação de novas oportunidades na área. Déda apontou como grande a avanço a melhora significativa da qualidade de vida que veio com a melhora na oferta de empregos, na melhoria das áreas de educação, de capacitação profissional e de inovação tecnológica.

Mereceram destaque na mensagem governamental os números obtidos pelos alunos da rede pública na aprovação do vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Marcelo Déda disse que os estudantes do ensino público foram além do que estabeleceu o sistema de cotas e ultrapassou o número mínimo de vagas oferecidas. “Foram aprovados este ano três mil e trezentos alunos das redes públicas nos vestibulares, o que se constitui um recorde. Além do significado material dos números, há o forte demonstrativo da ascensão social só agora conquistada, a partir do instante em que o povo começou a ser enxergado sem a miopia que o transformava em objeto de ações limitadas pelo preconceito e pelo elitismo”.

Sergipe, narrou Marcelo Déda, vem tendo seu perfil econômico redesenhado com a geração de empregos na indústria, que passa a atender a demanda dos próximos anos. Segundo o governador, as novas empresas que se instalam no Estado, somado ao volume de obras públicas e o incremento às atividades produtivas têm assegurado aos sergipanos uma geração de empregos capaz de cumprir as metas projetadas. “Estamos nos desenvolvendo em ritmo acelerado e crescente”, disse.

As finanças públicas, assegurou o governador, sofreram uma retração em 2009 por causa da crise financeira que afetou o mundo. Marcelo Déda disse que houve um déficit de R$ 130 milhões no Tesouro Estadual e que o governo teve que adotar medidas para garantir superávit. Sergipe teve perdas nas receitas, com recuo expressivo nas transferências do Fundo de Participação do Estado (FPE), da CIDE e dos royalties de petróleo e gás. “A queda nos royalties foi de 37,8%. Mas suportamos tudo isso porque produzimos uma gordura nos anos de 'vacas' gordas'. Apesar das dificuldades, o governo se manteve dentro dos limites exigidos pela lei”. Sergipe, observou o governador, manteve investimentos e honrou seus compromissos neste período. Até dezembro Sergipe deve atingir a marca de 1,3 bilhão de reais em investimentos.

A geração de empregos na indústria foi comemorada por Marcelo Déda como um ponto positivo. Durante seu discurso aos deputados o governador declarou que foram criados 11 mil novos postos de trabalho em Sergipe, maior resultado atingido nos últimos 11 anos. “Sergipe se sente no direito de comemorar esses números. Foram criados 2,319 novos postos em 2009 na indústria da transformação, com taxa de crescimento de 6,51%”, declarou Déda, que apontou a instalação de treze novas indústrias em Sergipe no ano passado, além da ampliação de quatro unidades existentes.

Sobre o Banese, que mereceu uma citação de destaque na leitura da mensagem governamental, o governador disse que o Banese continuou seu processo de expansão mesmo diante da crise financeira no país. Declarou que o banco estadual, que mostra bons resultados a partir do saneamento financeiro a que foi submetido em 2007, foi uma "balsa" que ajudou dezenas de empresários sergipanos no período de turbulência financeira.

"Fugindo de maneira criativa à crise de 2009, logramos, no Banese, alavancar o volume de negócios, ampliar a eficiência e buscar constantemente a adoção das boas práticas de governança corporativa com modelo de gestão. Os ativos totais atingiram a marca de 2,2 bilhões de reais, com crescimento de 5% enquanto os recursos captados junto à clientela chegaram a 1,9 bilhão de reais", explicou o governador, destacando ainda a oferta de crédito aos micro, pequenos e médios empresários no período de crise.

Marcelo Déda destacou ainda em sua mensagem governamental o desempenho do seu Governo na área de Educação, lembrando a redução do analfabetismo através de ações importantes, como o Programa Sergipe Alfabetizado. "Em 209 foram 35,9 mil pessoas alfabetizadas. Nesses números incluem-se 2,7 mil trabalhadores rurais de assentamentos e 256 cidadão apenados".

Num relatório detalhado, que aponta significativos avanços em praticamente todas as áreas de trabalho, o governador apresentou aos parlamentares o desempenho de três anos à frente do Estado. Lembrou os problemas de saúde que o obrigou a se afastar 100 dias do cargo e se emocionou ao filho, que é portador da síndrome de Down. "Vivi dias difíceis em 2009 enfrentando problemas de saúde. Como contraponto da dor, tive a felicidade de testemunhar a solidariedade ativa do povo sergipano; o comportamento correto e leal do vice-governador Belivaldo Chagas e o tratamento respeitoso e humano de todos os que formam essa Casa de Leis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário