quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

MONITORAMENTO VIA GPS JÁ É REALIDADE EM ARACAJU.

Monitoramento acontece na Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (Foto: Lízia Martins)

A instalação dos equipamentos de geoposicionamento por satélite (GPS) em todos os ônibus que realizam o transporte coletivo na capital e a criação da Central de Inteligência de Transportes e Trânsito (CITT) melhoraram significativamente a qualidade no serviço prestado à população. Os investimentos em tecnologia têm permitido que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) monitore, em tempo real, toda a movimentação dos ônibus que transportam passageiros nas cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Na sala da CITT, inaugurada há quase três meses e instalada na sede da SMTT, três equipes se revezam nos três turnos para acompanhar o trajeto dos 512 veículos que fazem o transporte coletivo na capital e região metropolitana. Segundo o diretor de Transporte Público da SMTT, Orlando Sérgio, graças a essa nova tecnologia, já é possível perceber diferenças no serviço. "Antes, alguns motoristas paravam o carro na hora que bem entendiam para tomar café, desviavam o trajeto e davam uma desculpa qualquer à empresa. Mas agora, com o equipamento GPS, alguns hábitos mudaram", explica Orlando.

"Nós temos equipes preparadas para ficar monitorando em tempo real toda a movimentação dos ônibus, evitando com isso o descaso com o serviço público. Através dessas telas, podemos identificar o ônibus que está em repouso, atrasado, quebrado ou fora da rota normal, e assim acionar imediatamente as equipes da Guarda Municipal ou notificar a empresa permissionária", complementa o diretor.

O monitoramento feito pela SMTT também permite observar a velocidade em que cada ônibus transita pelas ruas e avenidas. Com isso, é possível identificar de forma mais ágil e eficaz os casos de acidente. "Recentemente, um ônibus acabou se chocando com um poste, próximo à avenida Beira Mar. Através do GPS, percebemos que o motorista dirigia acima da velocidade permitida para a área. Ele estava a 66 km/hora. Para um ônibus que circula em via urbana, é uma velocidade alta, por isso a empresa e o motorista foram punidos", conta Orlando Sérgio.

Com as informações precisas e instantâneas recebidas em tempo real através do sistema de GPS, a fiscalização da SMTT é feita com mais eficiência, evitando abusos por parte dos motoristas e até mesmo omissões por parte das empresas permissionárias do serviço público de transporte coletivo.

Bilhetagem

Além dos trajetos dos ônibus, a CITT também permite à SMTT emitir relatório detalhados sobre os passageiros que utilizam o Cartão Mais Aracaju. Implementada em 2007, a bilhetagem eletrônica é uma das tecnologias que ajudam a Prefeitura de Aracaju a captar informações necessárias à melhoria do transporte público.

As informações referentes ao uso do cartão Mais Aracaju pela população e das catracas eletrônicas são captadas pelo triângulo de antenas das empresas de transporte e recebidas pelo sistema ‘Mercury Report Center'. "No momento que o motorista entra no ônibus e passa o cartão funcional dele na catraca, sabemos que ele vai começar o serviço. Quando ele muda de linha, também somos informados no momento em que o fiscal passa o cartão na catraca", informa Orlando Sérgio.

Os dados relacionados aos passageiros do transporte coletivo também são utilizados nos relatórios do órgão, a fim de evitar fraudes na utilização do Cartão Mais Aracaju. "Temos à disposição o extrato do cartão de todos os usuários. Por isso, é possível identificar quando uma pessoa está utilizando um cartão que não é seu", complementa.

Portal da Mobilidade

Também é da sala da Central de Inteligência que o Portal da Mobilidade é atualizado diariamente. Através do endereço www.smttaju.com.br, é possível visualizar os horários de saída e chegada de cada linha de ônibus, o que facilita a vida dos usuários do transporte público.

"Todos os dias a gente coloca notícias sobre o trânsito de Aracaju, informações sobre multas, documentações, campanhas educativas da SMTT e mudanças que ocorrem em determinadas ruas, entre outros assuntos. Assim que ocorrem modificações em alguma linha de ônibus, atualizamos imediatamente", informa a responsável pelo site, Iamara de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário