quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

SAMU FOI ALVO DE MAIS DE 2 MIL TROTES SOMENTE ESTE ANO.

Foto: Lízia Martins
Cada vez que o telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-Aracaju) toca, toda a equipe de assistência e emergência se mobiliza para atender o chamado de socorro, afinal, são vidas que estão em risco. Mas uma brincadeira de mau gosto tem causado prejuízos reais ao centro de atendimento e, consequentemente, à população: os trotes telefônicos. Essa prática vem prejudicando o SAMU ao desviar a atenção das equipes para ocorrências inexistentes.

De 1º de janeiro de 2010 até esta quarta-feira, 24 de fevereiro, o serviço registrou 2.438 casos de trote. A coordenadora municipal do SAMU, Waneska Barbosa, lembra que os trotes resultam em prejuízo direto para as pessoas que, de fato, necessitam do serviço. "Todo o chamado para o SAMU gera uma ficha de atendimento que entra na lista de prioridades. Algumas falsas ocorrências acabam entrando nesta lista e acabamos mobilizando toda uma equipe para atender uma ocorrência que não existe", diz Waneska.

Mensalmente, o sistema que registra as ligações para o 102 - telefone do SAMU-Aracaju - computa cerca de 1.800 ocorrências de trotes. Nem todos esses trotes resultam no deslocamento de uma ambulância. "Na maioria das vezes percebemos que se trata de uma brincadeira de mau gosto. Mas existem casos em que acabamos acreditando na necessidade do licitante e perdemos muito tempo com a falsa ocorrência", destaca a coordenadora do SAMU-Aracaju, pedindo à sociedade que evite os trotes aos serviços de urgência e emergência.

Projeto de Lei

Tramita na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) um projeto de lei de autoria do vereador Moritos Matos (PDT) que objetiva a promoção de campanhas educativas nas escolas municipais, instruindo crianças, adolescentes e familiares,s obre a importância de não passar trotes telefônicos e sobre os prejuízos causados por essa prática. No próximo dia 15 de março, o tema será debatido em sessão especial na casa legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário