quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

IG: TIJUCA É A CAMPEÃ DO RIO APÓS 74 ANOS.

Desde 1936, a escola não comemorava um título no Grupo Especial

Com um enredo tirado do Orkut, a Unidos da Tijuca foi a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro, encerrando um jejum de 74 anos. Ovacionada pelo público na avenida, a escola levou nota máxima em quase todos os quesitos. Com 299,9 pontos, a escola da zona norte do Rio de Janeiro levou o título de 2010. A perda de um décimo no quesito Bateria impediu que ela tirasse a nota máxima em tudo.

A Grande Rio ficou com o vice-campeonato com 299,4 pontos (perdeu pontuação em Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução e Alegoria e Adereços). A Beija-Flor chegou em terceiro, com 299,2 pontos (foi pior avaliada em Harmonia, Alegorias e Adereços, Comissão de Frente e Enredo). Com 290,5 pontos a Unidos do Viradouro teve a pior pontuação e foi rebaixada. A São Clemente ocupará seu lugar no desfile do próximo ano.

Com o enredo “É Segredo” do Carnavalesco Paulo Barros, a Tijuca levantou a arquibancada com um desfile mágico, recheado de truques e super-heróis e deixou a Marquês de Sapucaí consagrada pelo público e pela crítica. Apontado como um dos mais criativos carnavalescos dos últimos anos, Paulo Barros ganhou enfim seu primeiro título no Grupo Especial, que estreou no Sambódromo em 1994 no Grupo de Acesso B. Em 2004 e 2005, ele foi vice-campeão pela mesma Unidos da Tijuca e, no ano passado, ficou com o quarto lugar, à frente da Vila Isabel.

O grande destaque do desfile deste ano foi a comissão de frente da escola, onde integrantes mudavam de roupa sob os olhos do público, em um eficiente truque de mágica. Daí para a frente, o desfile foi pura magia, e contou com as já tradicionais alegorias vivas. Fantasiados de gângsters, os ritimistas também deram um show, liderados por sua rainha, Adriane Galisteu. Em outro carro, homens vestidos de super-heróis como Batman e Homem-Aranha escalavam e esquiavam em um carro de nove metros de altura.

O carnavalesco também fez uma homenagem a Michael Jackson levando um sósia do cantor para a avenida.

O tema do desfile teve uma origem curiosa. Paulo Barros recebeu pelo Orkut a sugestão de Vinícius Conceição Ferraz, um jovem de 15 anos que ele não conhecia pessoalmente.

A Unidos da Tijuca é a terceira escola de samba mais antiga do Brasil – ela foi campeã em 1936, com o enredo “Sonhos Delirantes”. Ela foi a terceira a entrar na Sapucaí no domingo de carnaval.

Matéria do Portal Ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário