terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

BONECOS GIGANTES FAZEM A FESTA MESMO COM CHUVA EM OLINDA.

Nem mesmo a chuva foi capaz de tirar o brilho do tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes que desfilaram hoje (16) pelas ruas e ladeiras de Olinda. Embalados por orquestras de frevo, 150 enormes bonecos fizeram a festa de milhares de foliões que enfrentaram a chuva na cidade histórica pernambucana.

Os bonecos, que já são a cara do carnaval de Olinda, são reverenciados e aplaudidos por onde passam. Atualmente compostos, principalmente, por isopor e fibra – material mais leve do que o papel machê – os bonecos homenageiam personalidades famosas de Olinda e também do estado de Pernambuco, como o compositor e instrumentista Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba.

Um dos bonecos que chamaram atenção hoje foi o de Zé do Rádio, um torcedor fanático do clube de futebol Sport. Ele ficou conhecido por ir aos jogos do rubro-negro de Recife com um potente aparelho de rádio que incomodava os técnicos dos times adversários.

“Hoje não tem rádio, só alegria e carnaval”, disse Zé do Rádio à Agência Brasil, poucos instantes do início do desfile do boneco gigante que representa sua imagem. A enfermeira baiana Patrícia Castro se disse maravilhada com a riqueza do carnaval de Olinda. “Maravilhoso, muito rico. É diferente de Salvador porque, aqui, todos participam de graça e não tem violência”, descreveu.

A tradição dos bonecos gigantes parece estar no sangue dos pernambucanos. O estudante Gabriel Arthur Araújo, 11 anos, carrega sob os ombros, desde pequeno, um dos símbolos do carnaval de Olinda. “Desde os quatro anos que carrego o boneco gigante, mas antes era o mirim [boneco menor que o tradicional].”

Gabriel contou que sua avó Ivonete é uma das costureiras responsáveis por vestir os gigantes. “Ela sempre fazia as roupas para os bonecos e também fazia um [boneco] para mim.”

Fonte: Agência Brasil (Ivan Richard)

Nenhum comentário:

Postar um comentário