quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CPRv ALERTA PROPRIETÁRIOS DE QUADRICICLOS PARA SE ADEQUAREM À LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO.

O quadriciclo é um veículo com estrutura mecânica igual à motocicleta, mas com eixos dianteiro e traseiro dotados de quatro rodas. A definição se enquadra no artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro, que obriga qualquer veículo a ser identificado por placas. São exigidos também carteira de habilitação na categoria B e capacete de segurança para o condutor e passageiro de quadriciclo.

Quem for pego conduzindo de forma irregular leva multa gravíssima - sete pontos na carteira de habilitação -, deve pagar R$ 191,53, tem o veículo apreendido e só pode liberá-lo após o registro ou emplacamento. A CPRv alerta ainda que, segundo o artigo 163 do código, entregar um veículo a pessoa não-habilitada é também multa gravíssima. Só que, além de contabilizar sete pontos na carteira, o proprietário fica obrigado a desembolsar R$ 574,62, pode ter a habilitação recolhida e, pior, ser levado à detenção de seis meses a um ano ou multa, por crime de trânsito, previsto no artigo 310 do código.

A CPRv orienta que para regularizar o quadriciclo, o proprietário deve se dirigir a qualquer posto de atendimento do DETRAN/SE, munido de cópias e originais de identidade, CPF, comprovante de residência e nota fiscal do veículo.

Um comentário:

  1. senhores,
    a coisa está cada vez mais séria e não há nenhum tipo de atuação por parte das autoridades. A garotada está utilizando essas máquinas nas praias, destruindo as dunas dando cavalo de pau, sendo utilizado para conduzir crianças em quantidade superior a quatro pessoas.
    Em frente ao condomínio Portal dos Trópicos, Rodovia José Sarney 15.166 - local onde reside o nosso Prefeito João Alves, a praia tem sido usada por moradores desse condomínio como forma de destruição do meio ambiente e ameaça a segurança das pessoas, já que jovens tem usado essas maquinas de forma irresponsável na frente de todos e ninguém toma nenhuma providência, talvez esperando que uma tragédia ocorra.
    Quero deixar registrado que estou provocando todas as autoridades para que tomem as providencias.
    contamos com o vosso apoio.

    obrigado.

    ResponderExcluir