quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

EQUIPAMENTO DO CENTRO DE ONCOLOGIA DO HUSE VOLTA A FUNCIONAR.

Foto:  Márcio Garcez

O equipamento de radioterapia do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite, no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), voltou a funcionar nesta quinta-feira, 24. Os pacientes serão atendidos seguindo o curso normal da fila de agendamento. As sessões foram suspensas no dia 13 deste mês, porque o aparelho apresentou problemas na placa de dosimetria, responsável pela dosagem de radiação.

Assim que os técnicos da empresa que faz a manutenção da máquina diagnosticaram o problema, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), agora responsável pelo gerenciamento da unidade, autorizou a compra da peça, que precisou ser importada da Alemanha. O material saiu do país no dia 18 e chegou à Receita Federal em São Paulo no dia 19.

“Trabalhamos para que a liberação da peça na Receita Federal acontecesse em tempo hábil. A placa chegou a Aracaju na terça-feira [23], o técnico que vem de Recife também estava na cidade. Passamos a quarta-feira toda trabalhando na instalação e depois na calibragem da placa. Mesmo sendo um problema em uma peça importada, conseguimos resolvê-lo em apenas uma semana”, lembrou Emanuel Messias, presidente da FHS.

Histórico

O aparelho do Huse está sendo superutilizado desde abril do ano passado, quando a radioterapia do Hospital Cirurgia foi suspensa. Dos antigos 70 pacientes, o número passou para 116. Com a previsão de que o Cirurgia volte a oferecer o serviço até abril deste ano, o Hospital de Urgência conseguirá amenizar a sobrecarga de trabalho.

Emanuel Messias ainda informou que foi firmada uma parceria com o Cirurgia para que um equipamento novo esteja funcionando até o final deste ano. Para isso, seria preciso um investimento de R$ 7 milhões. O Governo de Sergipe repassará R$ 2 milhões para a construção do local onde o equipamento vai funcionar. “Teremos uma melhoria significativa porque Sergipe vai passar a dispor de três equipamentos”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário