A operação 'Todos Contra a Dengue II', da Prefeitura Municipal de Aracaju, retorna neste sábado, dia 12, ao bairro Coroa do Meio, e contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que aceitou o convite do prefeito Edvaldo Nogueira e deve chegar ao local às 9h30. As equipes se concentrarão às 8h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel.
Na ação de controle das larvas do Aedes aegypti, estarão atuando na comunidade 200 agentes de endemias e do Centro de Zoonoses, 50 agentes comunitários de saúde e equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Também serão mobilizados agentes de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e agentes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).
"No bairro Coroa do Meio, enquanto os agentes comunitários mobilizam os moradores através de ações educativas, os agentes de endemias fazem a borrifação de inseticidas e a eliminação de focos de larvas do mosquito transmissor da dengue. As equipes da Emurb e da Emsurb atuam na limpeza e no Bota-Fora de lixo domiciliar. Também estarão presentes equipes da SMTT e da Guarda Municipal, que farão, respectivamente, as ações de ordenamento do trânsito e garantia da segurança dos trabalhadores", explicou Taise Cavalcante.
Maquete
Na USF Hugo Gurgel estará à disposição dos estudantes e usuários uma maquete artesanal, com a representação de um quarteirão residencial. A maquete é utilizada em pequenas palestras nas salas de espera de unidades de saúde para ilustrar situações diferentes: casas com depósito de água a céu aberto, entulho e áreas sem os cuidados devidos para a não-proliferação de larvas do mosquito.
Operação
A operação 'Todos contra a Dengue' foi lançada oficialmente pelo prefeito Edvaldo Nogueira no dia 14 de outubro do ano passado. De 16 de outubro a 17 de dezembro, a mobilização foi realizada em nove áreas de Aracaju, todas com alto risco de vulnerabilidade para a dengue: Coroa do Meio, Cidade Nova, Cirurgia, 18 do Forte, Santo Antônio, Industrial, Getúlio Vargas, Siqueira Campos e Palestina.
A política municipal de combate à dengue em Aracaju vem conquistando importantes resultados a partir de 2008: conseguiu reduzir em 50,21% o número de casos notificados de 2010 em relação a 2009 e chegou ao menor índice dos últimos quatro anos. O primeiro Lira de 2011 apontou que houve redução de 25% na infestação predial entre outubro de 2010 e janeiro de 2011.
Agenda
Depois de participar da agenda contra a dengue na Coroa do Meio, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, segue para reunião com o governador de Sergipe, Marcelo Déda, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, além de prefeitos e secretários de saúde dos municípios sergipanos. O encontro acontece no Hotel Mercure.
Às 12h, o ministro concederá entrevista coletiva à imprensa no mesmo local e, em seguida, visitará o Centro de Retaguarda em Epidemias, unidade localizada em Aracaju e que viabiliza a ampliação da vigilância epidemiológica desenvolvida pelo Estado, permitindo uma melhor qualidade de diagnóstico e tratamento de doenças como a Influenza A (H1N1), dengue e outras epidemias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário