Causas ainda não foram determinadas; problema paralisou o Festival de Verão de Salvador
Um blecaute atingiu, na noite desta quinta-feira (3), várias cidades no Nordeste do país. Até a 1h desta sexta (3), as causas do problema ainda não haviam sido determinadas.
As primeiras informações indicam que, provavelmente, uma linha de transmissão da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) entre Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE) saiu de operação, causando problemas no fornecimento de energia no Nordeste. Três usinas teriam saído de operação: Xingó, Paulo Afonso e Luís Gonzaga.
Há cidades sem luz em Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Ainda não há previsão para a volta da luz nestes locais.
Festival de Verão de Salvador
Por causa do blecaute, os shows do Festival de Verão de Salvador, na Bahia, foram paralisados. A luz foi embora pouco antes de a estrela da noite, Ivete Sangalo, subir ao palco.
Apenas os palcos que possuem geradores estão com iluminação. O backstage, bares, lanchonetes e as salas de imprensa estão sem luz. Cerca de 45 mil pessoa estão no local, aguardando o prosseguimento dos shows.
Redes sociais
Muitos internautas informaram seus problemas com a falta de luz pelo Twitter. O tag #apagao tornou-se, durante a madrugada, o mais comentado do país e o 2º do mundo, atrás apenas de um tag patrocinado por uma montadora de carros.
Nordeste viveu apagão semelhante em fevereiro do ano passado
Há quase um ano, no dia 10 de fevereiro de 2010, a região Nordeste também ficou às escuras durante cerca de 30 minutos. Na ocasião, a Chesf informou que a interrupção no fornecimento de energia elétrica para nove Estados (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) foi causada por um problema nas linhas de transmissão que cortam as regiões Norte e Sudeste.
Outro apagão recente foi testemunhado pela população de 18 Estados do país em novembro de 2009, quando três linhas de transmissão da usina hidrelétrica de Itaipu, no Paraná, foram desligadas e interromperam o fornecimento. Condições meteorológicas, segundo as autoridades na época, ocasionaram o problema.
Fonte: R7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário