A secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, e o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, verificaram nesta terça-feira, 8, o andamento das obras de reforma e adequação do Restaurante Popular Padre Pedro, no Centro de Aracaju. O trabalho foi iniciado em 2010 para melhorar as instalações do local e oferecer mais comodidade, higiene e segurança ao público.
Segundo a secretária Eliane Aquino, a reforma do espaço é importante para fazer com que os frequentadores do restaurante tenham um local adequado para se alimentar. “Com o Padre Pedro, as pessoas que estão em situação de rua, por exemplo, tem condições de se alimentar de forma saudável. Queremos que este espaço continue prestando um atendimento de qualidade a todos que procuram os seus serviços”, salientou.
Eliane acrescentou ainda que “a reforma do Padre Pedro não é um projeto simplesmente da Seides, mas um projeto de Governo. A integração de várias áreas do Governo no processo de reforma, com secretários de pastas diferenciadas, é uma prova da preocupação do governador Marcelo Déda com os cidadãos sergipanos. Ele quer fazer com que este prédio volte a funcionar, oferecendo uma estrutura decente e uma alimentação saudável para a população de baixa renda”.
O secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa, informou que as obras serão concluídas no próximo mês. “As obras do Padre Pedro acontecem através de um convênio entre a Seides e a Cehop (Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas). O recurso é repassado pela Secretaria de Inclusão e a Cehop fica responsável pela licitação, contratação e execução da obra. A secretária Eliane Aquino pediu agilidade na entrega da obra. “Como a reforma já está em fase de acabamento, garantimos a conclusão da reforma em março”, assegura o secretário.
O projeto de reforma prevê para a parte interna a ampliação da área do refeitório com o deslocamento dos banheiros para o fundo do restaurante, revestimento do pavimento e das paredes com cerâmica e a colocação de forro em PVC no teto. Já na área externa será colocado um toldo de 70 metros de comprimento por 2 metros de largura contornando todo o prédio para evitar que as pessoas fiquem expostas ao sol ou à chuva enquanto esperam na fila.
A secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, o presidente da Cehop, Antonio Carlos dos Santos, as diretoras dos departamentos de Habitação e de Segurança Alimentar da Seides, Andrea Galindo e Vânia Junqueira acompanharam a visita dos secretários.
Funcionamento
Enquanto a obra não é concluída, o Restaurante Popular Padre Pedro está funcionando desde o dia 9 de abril de 2010 no Clube do Vasco, localizado na rua Antônio Cabral, 887, próximo ao Mercado Municipal de Aracaju, fornecendo diariamente cerca de 1,2 mil refeições ao preço popular de R$ 1.
Para realizar a reforma da unidade, o Governo do Estado está investindo quase R$ 280 mil na revisão de todas as instalações elétricas e hidrossanitárias, cobertura, piso, revestimento, cozinha e na adaptação de mais um banheiro para pessoas com necessidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário