segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SERGIPE X CONFIANÇA: 60% DAS OCORRÊNCIAS ENVOLVERAM ADOLESCENTES.

Apenas registros de pequeno porte. Esse foi o positivo resultado da partida entre Sergipe e Confiança, realizada no domingo, 6, no Estádio Lourival Batista, jogo que marcou a abertura do Campeonato Sergipano de Futebol 2011 em um nova estratégia de policiamento empregada pela Polícia Militar do Estado de Sergipe. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) tem incentivado a existência de um Núcleo de Policiamento para Eventos Esportivos nos estados brasileiros com o intuito de reforçar as ações de prevenção da violência e criminalidade para a Copa do Mundo de 2014, que ocorre no Brasil.

Diversas Polícias Militares já iniciaram suas ações neste sentido, inclusive a PM de Sergipe. “Este foi o primeiro jogo onde programamos uma nova estratégia de policiamento, onde o Batalhão de Polícia de Choque realizou todo o policiamento na área interna do Estádio, sendo apoiado por outras Unidades/Subunidades especializadas na área periférica [externa] do evento. Empregamos 93 homens na área interna e 50 no policiamento periférico. Os resultados foram satisfatórios”, declarou o capitão José Alcântara Santos, auxiliar da chefia de operações do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) que esteve à frente do policiamento na área externa do jogo.

Com o resultado Sergipe (2) x Confiança (2), as duas torcidas tiveram de contar com um esquema de policiamento de forma a contemplar todas as áreas do Estádio. “Nas portarias contamos com cães farejadores, com o intuito prioritário de facilitar a localização de entorpecentes. Além disso, o efetivo do Choque esteve distribuído entre a arquibancada, área das cadeiras, gramado, além das patrulhas móveis que estavam direcionadas a contemplar as edificações e os banheiros - local onde há possibilidade de desavenças entre as torcidas e utilização de entorpecentes”, pontuou o capitão Alcântara.

O policiamento interno do jogo foi conduzido pelo tenente-coronel Adolfo Menezes, comandante do Batalhão de Choque, que contou com o apoio – na área externa – de 15 policiais militares da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp) em cinco viaturas, quatro PMs da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) em duas viaturas, duas equipes do Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) em sete motocicletas, 12 conjuntos do Esquadrão de Polícia Montada (EPmon) e 13 policiais do Comando de Operações Especiais (COE) distribuídos em quatro viaturas.

Registros de ocorrências

Com relação às ocorrências na parte interna, foram confeccionados cinco Termos Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) com registros de detenção e apreensão. 20 pessoas foram detidas, sendo 60% dos casos envolvendo adolescentes com situações voltadas para vias de fato. Apenas um caso envolvendo apreensão de entorpecentes [maconha] foi registrado pela tropa presente do evento. Há ainda registro fotográfico de todos os envolvidos nestas situações.

De forma geral, o policiamento no jogo foi iniciado às 14 horas e concluído às 20 horas. Antes do início da partida, iniciada às 16 horas, houve um pequeno tumulto envolvendo torcedores e um ônibus que fazia a linha Marcos Freire III, mas policiais da Radiopatrulha efetuaram a dispersão do local. Não houve danos no local.

Após o jogo, houve aglomeração de torcedores na Praça Camerino, pois os ônibus não paravam no ponto de ônibus situado nesta localidade com receio de possíveis brigas. É válido ressaltar que havia duas viaturas da Radiopatrulha no local, mas mesmo assim os motoristas não paravam os ônibus. Tal atitude dos motoristas de ônibus obrigou a PMSE a escoltar os torcedores até os terminais do Centro e o dos Mercados. Não houve danos no trajeto.

Quanto às penalidades para adolescentes apreendidos, os casos serão encaminhados ao Juizado Específico. Uma das possíveis penalidades é a execução de trabalhos comunitários durante os dias e horários dos jogos. Outras informações sobre medidas de prevenção e repressão aos fenômenos de violência por ocasião de competições esportivas podem ser observadas na Lei nº 12.299, de 27 de julho de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário