terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

TOBIAS BARRETO REALIZA PASSEATA NO COMBATE A DENGUE.

TOBIAS BARRETO UNIDO CONTRA DENGUE" - Com esse slogan, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Tobias Barreto, realiza uma vasta programação de combate à dengue, no período de 17 de janeiro à 10 de fevereiro de 2011.

O município apresenta índice de 4,6 considerado alto pelo Ministério da Saúde. Esse índice já foi mais elevado. Com a aproximação do CARNATOBIAS, carnaval antecipado da cidade, que recebe todos os anos milhares de turistas, a Secretaria de Saúde redobra os cuidados e lança a operação "Tobias Barreto Unido Contra Dengue".

A programação se desenvolve em 3 eixos: mobilização social, controle do vetor e assistência ao paciente.

1 - Mobilização social

Participação da secretária Fátima Ramos em rádios e televisão, levando informações;

Distribuição de panfletos educativos pelos agentes de endemias, em feira livre;

Colocação de faixas nas principais ruas da cidade, procurando sensibilizar a população;

Carro de som alertando para os cuidados, que devem ser tomados para evitar a dengue;

Realização de mutirões de limpeza para eliminação de criadouros, em bairros com alto índice de infestação do mosquito, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde-ACS e Agentes de Endemias, responsáveis pela mobilização das comunidades.

Além dessas atividades de mobilização, uma grande PASSEATA, pelas Avenidas Dr. Airton Andrade e 7 de Junho, foi realizada com os profissionais de saúde e sociedade,e a participação tambem do Prefeito e Secretarios do Municipio de Tobias Barreto.

2 - Controle do vetor

O tratamento focal e perifocal, com a aplicação do Abate (larvicída), vem sendo realizado normalmente. Nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro esse trabalho será reforçado com a Brigada do Estado. Outra ação que merece destaque é a presença de dois carros-fumaçê, que já circulam pelas ruas da cidade, aplicando inseticidas para eliminação e controle dos mosquitos na fase adulta.

3 - Assistência ao paciente

Quanto as notificações e tratamento de doentes, a secretária informa que as equipes dos PSFs , Postos de saúde e hospital estão preparadas para atender a todos os pacientes.

O combate à dengue não é só uma responsabilidade dos órgãos públicos, é sua também. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 90 % dos focos de larvas do mosquito, são encontrados dentro de casa. Principalmente em tanques de lavar roupas (lavanderias). Por isso o envolvimento da sociedade no combate à dengue é muito importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário