sábado, 5 de março de 2011

DICAS PARA VOCÊ TER UM BOM CARNAVAL.

DICAS PARA O CARNAVAL

Dançar já faz bem, pular carnaval é melhor ainda, pois alivia o stress do dia-a-dia, faz bem para o corpo e para a alma e dá um banho de diversão e alegria. Mas é sempre bom informar-se sobre como aliar toda essa euforia do carnaval e estação quente de verão à uma alimentação saudável. Aqui vão algumas dicas para você sair da festa em forma e com as energias revigoradas.

PREPARE-SE PARA CAIR NA FOLIA

Uma refeição leve à base de carboidratos (massas, pães, batata, cereais) é o mais indicado, pois são fontes de energia rapidamente assimiláveis. Os acompanhamentos, entretanto, devem conter baixo teor de gordura: os molhos das massas e os recheios dos pães e sanduíches, por exemplo, devem ser leves.

ENQUANTO VOCÊ PULA E SE DIVERTE

Procure hidratar-se com muita água, sucos (acerola, araçá, kiwi, abacaxi, mamão e frutas cítricas são ricas em vitamina C que estimula o sistema imunológico) ou, se possível, água de coco, que além de gostosa, hidrata mais rápido. Os isotônicos não devem ser tomados ''como água'', como muita gente faz, pois contêm teores muito elevados de minerais e glicose (açúcar). Dê preferência aos diets.

Procure evitar as bebidas alcoólicas, tome-as com moderação, sempre compensando com o dobro de um líquido não alcoólico para evitar ressaca no dia seguinte. Dê preferência às cervejas, que possuem vitaminas do complexo B e minerais, sendo que as pilsen e light são leves e possuem baixo teor alcoólico.

DURANTE A FOLIA

Substitua os alimentos gordurosos como porções, salgadinhos, snacks, amendoins, etc. por sanduíches frios (enquanto o pão fornece a energia dos carboidratos, recheios à base que queijo magro ou ave fornecem o aporte protéico desejável), frutas (maçã e banana são ricas em potássio, que faz bem para os músculos) e barrinhas de cereais.

DEPOIS DAQUELA NOITADA DE MUITA FOLIA

Para recuperar-se do desgaste, sopas, saladas ou (se for de manhã) um café da manhã reforçado, com pão integral, suco e queijo branco ou iogurte, são excepcionais. Se preferir algo mais ''refrescante'', o açaí, que é fácil de ser preparado, pode também ser uma ótima opção, sendo uma fonte rica de cálcio, carboidratos e energia. Melhor ainda se acompanhado de granola, mel, xarope de guaraná e frutas de sua preferência.

QUANDO A FOLIA ACABAR

Se exagerou na ''dose'', faça uma dieta desintoxicante: beba bastante líquido (água e sucos de frutas) e coma alimentos leves, preferencialmente vegetais crus e frutas.

COMO TER UM CARNAVAL TRANQUILO

- Tenha sempre em mãos as famosas camisinhas. Prevenir é melhor do que remediar, pois para a AIDS não há remédio ainda que cure. A alegria do Carnaval deve durar para sempre.

- Beba muita água e mantenha o seu corpo hidratado. Isto pode ajudá-lo a aproveitar melhor a festa.

- Nunca misture bebidas destiladas com fermentadas. Como bom folião, o melhor é estar bem todo o tempo e aproveitar tudo ao máximo.

- Se estiver na praia ou piscina, use filtro solar e não fique o tempo todo no sol. A noite espera por você cheio(a) de energia.

- Evitar nadar após algumas cervejas e drinques. Água e bebida nunca combinam.

- Nunca dirija alcoolizado - sua vida vale ouro.

- Beba com moderação. Evite brigas e em caso de complicações, procure ajuda. Se necessário, procure ajuda médica. Verifique antecipadamente na cidade onde está e quais são os serviços médicos que se encontram de plantão no Carnaval.

- Tome cuidado com as drogas.

- Evite usar lança-perfume, além de ser proibido, em certos casos podem acontecer arritmias, etc.

CHEGOU A FOLIA

O carnaval chegou e com ele os abusos de álcool. As conseqüências são as mais graves possíveis. No trânsito, nos bailes, nos clubes, e até nas ruas, o uso do álcool causa problemas graves, como acidentes e brigas que elevam o número de ocorrências policiais, entradas em hospitais, aumento das vítimas e do número de crime com vítimas.

Também não podemos esquecer que a "ressaca" é outra desagradável conseqüência daqueles mais exagerados.

As bebidas alcoólicas ainda são responsáveis pela maioria dos incidentes na época de carnaval. O chamado "porre" é muito comum. A justificativa é o extravasamento de alegria ou até das tristezas. Nesta época, o motivo é o que menos importa.

Para quem pretende beber um pouquinho, algumas precauções devem ser observadas. Aquelas pessoas que têm úlcera no estômago devem redobrar os cuidados durante o carnaval. Bebidas alcoólicas não combinam com gastrites e úlceras. A velha técnica de ingerir gordura para combater os efeitos do álcool piora ainda mais a situação.

Outra atenção que deve ser tomada é na hora de escolher o que beber. Muitos não se importam e são capazes de beber qualquer coisa. Mas algumas bebidas têm índices de teor alcoólico maior que outras. A mais perigosa é a vodka, que possui cerca de 45% de álcool por litro de água. Já o uísque não fica longe. São 43% de álcool.

A famosa cerveja, que é a bebida preferida nacionalmente, tem apenas 5% de álcool por litro de água. O problema maior da cerveja é que a quantidade ingerida é infinitamente superior a de uma vodka ou de um uísque, o que iguala ou piora a situação.

CAMINHOS DO ÁLCOOL

Quem pretende beber neste carnaval deve observar a hora de parar. O descontrole pode levar o indivíduo a um coma alcoólico. Esta é a fase de intoxicação provocada pelos excessos de bebida.

No início quando a quantidade ingerida ainda é pequena, a pessoa fica eufórica e falante. Conforme os níveis alcoólicos no sangue aumentam, há perda de controle, liberação da agressividade, a fala fica enrolada e a visão dupla.

Se a ingestão de álcool for rápida e a concentração no sangue se elevar muito, instala-se uma fase de anestesia, sonolência e perda da consciência (coma).

Se você for beber, moderação é a primordial, deve-se beber lentamente. Antes de começar, alimentar-se adequadamente ajuda a evitar a gastrite alcoólica. Não misture vários tipos de bebidas alcoólicas, principalmente aquelas que têm um alto teor de álcool como vodka e uísque.

As náuseas e os vômitos também são comuns após os exageros com o álcool. Em caso de constatação de coma verifique o pulso da vítima e a coloque deitada de lado, para que, caso ela vomite, não haja aspiração para os pulmões, o que provocaria asfixia.

Para a prevenção de seqüelas levar a pessoa imediatamente para um pronto-socorro ou hospital, onde terá um atendimento adequado.

Um aspecto importante a destacar é com relação à glicose, que se for mantida em níveis mais altos, ajuda o indivíduo a se recuperar da "bebedeira". Portanto, ao chegar após uma "saída", antes de dormir procure ingerir um suco adoçado com mel.

DIA SEGUINTE

A ressaca é uma temida conseqüência dos excessos com o álcool. O melhor a se fazer é repousar. Ingerir bastante líquido, de preferência água ou chás de erva cidreira ou doce. Também se deve fazer uma reposição moderada de açúcar com frutas como melão e melancia. A alimentação deve ser leve como vitaminas de frutas. Um caldo de galinha, sem gordura, ajuda a alimentar sem agredir o estômago.

Os analgésicos como as aspirinas devem ser evitadas porque podem piorar a gastrite alcoólica. A velha receita de café e banho frio não adianta. O máximo que se tem, neste caso, é um bêbado limpo e acordado, nunca lúcido.

Dirigir alcoolizado é perigoso para quem guia e para quem transita.

As vítimas nesta época de festa são muitas, às vezes fatais. Se você está programando beber, deixe o carro em casa e vá de táxi.

Fonte: www.noolhar.com/opovo/delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário