terça-feira, 1 de março de 2011

PACIENTES EM ALTA NA CLÍNICA SÃO MARCELO DEVERÃO VOLTAR PARA SUAS RESIDÊNCIAS.

No dia 28 de fevereiro de 2001, na sala de Audiências da Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde, do Ministério Público de Sergipe, a Promotora de Justiça, Dra. Alessandra Pedral de Santana, se reuniu com representantes da Secretaria Municipal e Estadual de Saúde – SMS, e SES. da Clínica São Marcelo e com familiares de pacientes, para tratar da remoção dos internos da Clínica São Marcelo, vinculados ao Município, que já receberam alta médica.

Vários estudos na área médica comprovam que, pacientes internados em clínicas de repouso, após receberem tratamento e superada a fase aguda da doença, encontram-se estabilizados e, terão mais qualidade de vida fora do hospital.

Porém, por falta de opções adequadas, alguns permanecem internados por meses e até anos, muitas vezes abandonados pela família, ocupando leitos de alta complexidade que deveriam estar sendo utilizados para tratamentos de casos graves e agudos.

A Promotoria de Justiça dos Direitos à Saúde convidou, os responsáveis pela temática, para que possam, da melhor maneira, solucionar o problema encontrado na Clínica São Marcelo, dedicada à saúde mental e que atende pacientes de todo o Estado de Sergipe.

Os presentes informaram que, as famílias dos pacientes estão sendo comunicadas, alguns pacientes já voltaram para casa, outros estão sendo encaminhados à residências terapêuticas, enfim, medidas estão sendo tomadas para que a situação seja regularizada.

A Promotora de Justiça, Dra. Alessandra Pedral, com o objetivo de acompanhar a remoção dos pacientes, designou, para o dia 28 de março, nova Audiência. Para isso, familiares deverão ser notificados, bem como deverá ser apresentada, relação de pacientes vinculados a outros Municípios do Estado.

Fonte: MP/SE (Mônica Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário