terça-feira, 1 de março de 2011

VENÂNCIO REPUDIA "CIÚME GOVERNISTA" COM EDUARDO AMORIM.

Foto:  Maria Odília

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje (01), para contestar as críticas que setores do governo supostamente estão fazendo ao senador Eduardo Amorim (PSC), que alocou os recursos através de emendas e que tem acampado a luta em prol da construção do Hospital do Câncer em Sergipe. Venâncio sugeriu que, para resolver a “celeuma”, será necessário “fazer um exame de DNA para descobrir quem é o pai da criança”.

As críticas de Venâncio se fundamentam em posicionamentos de setores do governo. “O senador Eduardo Amorim conseguiu os recursos para o hospital e isso criou uma ciumeira dentro do governo inexplicável. Ontem o Governo disse que tinha o projeto pronto desde o ano passado e que tinha R$ 50 milhões alocados para a construção desse hospital. E por que não deram início, pelo amor de Deus? E agora vem a ciumeira para ver quem é o pai da criança? Tem que fazer um DNA para terminar essa celeuma!”, criticou.

Em seguida, Venâncio disse que o povo sergipano quer e almeja a construção do Hospital do Câncer. “Seja através das emendas de Amorim ou através de projeto do governo. O povo quer o hospital funcional! O aparelho de radioterapia do Hospital João Alves Filho já não suporta mais essa sobrecarga. Ele está lá para atender 70 pessoas por dia e hoje atende mais de 100 pessoas, e quando quebra, cria um transtorno enorme aos portadores da doença”.

O deputado reclamou que um problema na educação é horrível, mas no máximo o aluno perde o ano escolar; na saúde, ele avalia que um problema resulta na perda da vida. “Nunca vi um governo mais devagar que esse! As Fundações não funcionam e devem a Deus e ao Mundo. Não têm créditos para comprar um melhoral (remédio). Mas o que realmente nos deixa preocupado é com relação à saúde financeira do Estado. O governo anuncia um corte no Orçamento, mas vai criar novas secretarias? E a deputada Ana Lúcia (PT) ainda espera que o corte atinja apenas ‘gorduras’, deixando o ‘filé’ limpinho. Com o PT no governo o corte é para o funcionalismo público. Os comissionados não podem ter problema com o ‘colesterol’ e só querem o filé limpinho. É mole?”, questionou.

Venâncio ainda colocou que “se no Hospital João Alves a situação está crítica, imagine no interior. A Saúde está um caos e isso qualquer um pode verificar ouvindo os programas de rádio, as reclamações da população. A Maternidade construída para casos de alto risco agora serve para tudo. No Case pedem prazo de três meses para comprar remédio. Na Ortopedia a pessoa fica 20 ou 30 dias com o braço ou a perna quebrada sem atendimento. Daqui uns dias vão pedir para as parturientes esperarem a hora para darem a luz”.

“Que ciumeira besta é essa! Porque Amorim alocou as emendas e divulgou agora querem criticar! Parece que o PSC só serviu para a eleição, para arrastar a chapa do PT. Se não fosse o PSC...Ontem o deputado Gilmar Carvalho (PR) fez um requerimento pedindo que Eduardo Amorim venha à AL falar sobre a luta em prol do hospital do câncer e a deputada Ana Lúcia disse logo que o deputado Rogério Carvalho tinha que vir também, no mesmo dia e no mesmo horário! O problema é que o senador é ágil e trabalhador; e esse pessoal do governo é devagar. A prova maior é essa reforma administrativa que não chega nunca”, criticou.

Apartes – O deputado Augusto Bezerra (DEM) disse que o ex-secretário da Saúde e deputado federal Rogério Carvalho (PT) não tem autoridade para falar no Hospital do Câncer. “Esqueceram do Hospital para dependentes químicos. Não enxergam que as drogas estão destruindo as famílias. Essas Clínicas de Saúde da Família, que eles tanto propagam, mais da metade sequer foram construídas. As que funcionam prestam um atendimento inconveniente. Rogério Carvalho trabalhou com um orçamento de R$ 300 milhões com uma saúde transformada em balcão de negócios e em comitê eleitoral. Espero que a emenda de Amorim seja acompanhada pelo governo e depois a gente faz o DNA para ver quem é o pai da criança”.

O líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT), ironizou o discurso de Venâncio pedindo que um dos médicos da Casa lhe receitasse um “medicamento de antecipação de campanha eleitoral”. “Até porque o deputado vem com esse discurso e perde todas as eleições. Sobre essa questão do hospital nossa intenção é que ele já estivesse pronto e funcionando porque o povo precisa. Não existe ciumeira da nossa parte e quem está a frente desta luta do hospital do câncer tem que ter a humildade para ter o apoio de todos os setores. Agora sobre a agilidade do nosso governo, lembro ao deputado Venâncio que os governos que ele apoiou foram verdadeiros bichos-preguiça. Porque eles governaram Sergipe por 40 anos e não fizeram nada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário