quinta-feira, 11 de agosto de 2011

DEPUTADA SAI EM DEFESA DO CAMPUS DO SERTÃO.

A deputada estadual Conceição Vieira (PT), usou o espaço do pequeno expediente na sessão de hoje (09) para informar que partcipará amanhã pela manhã da Marcha pela implantação do Campus no Sertão.

Ela destacou a importância do apoio à luta em defesa da educação dos sertanejos. “Estamos vendo que tantos progressos chegaram aos municípios com a implantação de campus universitários”, defendeu.

Conceição explicou que o campus pode ser instalado no município de Nossa Senhora da Glória ou em outro que tenha condições, e que isso ocorra o mais breve possível fortalecer a inteligência e vocação do sertanejo na qualificação profissional.

Sob o slogan, “Universidade no Sertão um sonho que se aproxima”, o evento terá concentração no Assentamento Queimada Grande, às 08:00h, com destino a cidade de Poço Redondo, onde haverá uma audiência pública.

O território do Alto Sertão Sergipano é o maior em dimensão territorial do Estado, ocupa 23% de toda superfície. Segundo dados oficiais do IBGE, sua população é de 137.926 habitantes. Tem o menor índice de desenvolvimento humano do estado (0.575). É ainda o território que possui o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado que corresponde a 11%. Este território é possuidor do maior rebanho bovino, sendo responsável por 46% da produção de leite do estado. “Aqui se encontra a 2º maior produção de milho e feijão do estado. O Território possui ainda um grandioso e diversificado acervo cultural e turístico”, justifica.

Há no Alto Sertão sergipano uma forte atuação de sujeitos sociais: existência de comunidades quilombolas e indígena; grupos produtivos de mulheres; agricultura camponesa; atuação do coletivo de juventude do campo e da cidade; forte presença organizações e movimentos sociais; grupos culturais; Colegiado Territorial consolidado.

Para a deputada, é importante esse olhar para ma juventude e para os desafios e sonhos que estão presentes na história e na vida do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário