sexta-feira, 5 de agosto de 2011

IDOSOS RECEBEM DICAS PARA EVITAR QUEDAS.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, localizada no bairro Siqueira Campos, promoveu na tarde da última quinta-feira, 5, uma oficina pedagógica com o tema ‘Prevenção de quedas de pessoas da maior idade'. O evento, organizado pelos agentes de saúde, contou com a participação de 60 idosos da comunidade que aprenderam dicas de como se prevenir contra quedas.

A assistente social da Unidade, Ana Esmeralda Monteiro, relata que as atividades para os pacientes acontecem quinzenalmente através dos diferentes programas oferecidos. "O grupo de idosos ‘Unidos Venceremos' existe desde 2008. Hoje estamos aqui reunidos para ensiná-los sobre a prevenção de quedas, mas sempre realizamos atividades com os nossos usuários", afirma a assistente social.

Ainda de acordo com Ana Esmeralda a Unidade possui outros grupos de atividades. "Aqui temos vários grupos. O ‘Arte Vida', que também é um grupo que conta com a participação de idosos, trabalha com terapias ocupacionais; temos ainda os grupos ‘Mulheres da Bolsa Família' e o ‘Coral de Idosos'. Todas essas ações visam promoção à saúde", complementa.

Vontade de viver

Segundo a aposentada Maria de Lourdes, 55, as atividades oferecidas pelo grupo de idosos ajudam a combater a depressão. "Antes eu vivia sem estimulo, tomava muitos remédios e tinha medo de sair de casa. Quando fui à médica ela me aconselhou a procurar um maior convívio social. Foi a partir daí que passei a frequentar o grupo e hoje me sinto muito bem, cheia de vontade de viver", ressalta a aposentada.

"Cuidar da saúde não significa apenas ir ao médico e fazer exames. Alimentação correta, atividades físicas e orientação também fazem parte das ações de promoção à saúde. A prevenção é o caminho mais saudável para ter qualidade de vida", afirma Silvio Santos, secretário municipal da Saúde.

Cuidados

Segundo dados do Ministério da Saúde 30% dos idosos brasileiros caem pelo menos uma vez por ano, e destas quedas 10% resultam em ferimentos graves como a fratura de ossos. Algumas dicas podem ajudar a evitar quedas: prática de exercícios físicos, ter vida social ativa, ter cuidado com pisos molhados, evitar andar em locais pouco iluminados, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário