terça-feira, 16 de agosto de 2011

MATERNIDADE INICIA TESTES PARA IMPLANTAÇÃO DE NOVO CARTÓRIO.

“Estamos dando um importante passo para a construção da cidadania”, explanou a superintendente da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) Carline Rabelo, durante a fase inicial de testes para a implantação do novo sistema de cartório da unidade, nesta terça-feira,16.

A primeira etapa dos trabalhos foi coordenada por uma equipe do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) que atuou na capacitação das funcionárias da maternidade, futuras responsáveis pelo processo de emissão das certidões de nascimento. “Achei a ideia maravilhosa. Estou me sentindo muito útil”, disse a recepcionista Lourdes Correia.

De acordo com a coordenadora administrativa da MNSL, Ana Virgínia Ramos Eloy, pelo menos cinco servidoras serão treinadas. “Graças à participação integral dessas pessoas que compõem o nosso próprio quadro institucional, também estaremos beneficiando a população, pois o horário de atendimento pode até ser ampliado”, destacou Ana.

Avanços

Segundo o oficial de Registro Civil do 15º Ofício, Paulo Anselmo Vieira, a MNSL é uma unidade piloto e deve ser referência no serviço a partir de sua efetivação. “A meta é fazer com que os usuários possam decidir se já querem sair com o registro em mãos da capital Aracaju, ou preferem recebê-lo na cidade de origem, afinal o sistema é online”, completou.

O chefe da divisão de sistema auxiliar jurisdicional, Hugo Ferreira, explicou também que através desse novo formato, os pais da criança passarão a ter um cadastro único. “Com a base de dados, caso eles tenham outro filho, a emissão de outro documento será ainda mais rápida”, pontou.

Continuidade

A ação, que ainda será lançada oficialmente, faz parte do 'Programa de Erradicação do Sub-Registro', iniciativa pela qual o Governo do Estado espera garantir dignidade a todos os sergipanos que acabam de chegar ao mundo. “Nosso lema agora é: chorou, registrou”, informou o assessor Geral da Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor, Elder Sandes Vieira. Ele aproveitou para frisar o ineditismo da cobertura deste serviço que deve chegar à 100% com a implantação de 11 postos interligados a 83 cartórios.

Sorridente, Givaldo Lima não escondia a felicidade. O agricultor do município de Carira foi o primeiro pai a receber a certidão de nascimento nesse novo sistema. “Meu pequeno Hugo ainda está recuperando a saúde na UTI Neonatal, mas já é um cidadão brasileiro”, suspirou orgulhoso.

Com o filho nos braços, Maria Leni de Jesus aguardava a vez ansiosa. A trabalhadora rural da cidade de Areia Branca tentava conter a emoção por reunir o marido e as duas filhas nessa importante fase da vida familiar. “Hoje vamos registrar José Daniel, o nosso caçula. Só tenho que agradecer pela saúde dele e pela bondade dos homens daqui da terra”, desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário