segunda-feira, 15 de agosto de 2011

MILHARES DE CRIANÇAS SÃO IMUNIZADAS NA CAMPANHA DE VACINAÇÃO.

Quem chegou à Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas Hora, no Bugio, na manha do último sábado, 13, foi recepcionado por ‘Zé Gotinha' e ‘Dona Gotinha'. Às 8 horas da manhã, o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, abriu oficialmente a campanha em Aracaju e alertou os pais para a importância de vacinar os filhos.

"Os governos federal, estadual e municipal estão empenhados em atingir a meta de vacinar todas as crianças da faixa etária de zero a quatro anos, para a pólio e menores de sete contra o sarampo. Todo o esforço será o de impedir que a pólio e o sarampo sejam reintroduzidos no nosso país. Apesar da poliomielite e do sarampo estarem erradicados no Brasil, em países da Europa há surtos da doença. Por isso temos que ficar em alerta para proteger as nossas crianças dessas doenças", diz Silvio Santos.

O secretário Estadual da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, também participou da abertura da campanha em Aracaju. "Mais uma vez, estamos juntos dando continuidade às campanhas de vacinação. Essas campanhas além da importância na prevenção de doenças, reforçam o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) de contribuir com a

Depoimentos

Antes das 8 horas da manhã Maria de Fátima Vieira já estava na unidade para vacinar a filha Fabiana Vitória, de cincos anos. "Eu sempre venho vacinar minha filha na abertura das campanhas, porque os dias de sábado são mais tranquilos e fico logo despreocupada com essa tarefa", disse Maria de Fátima.

O frentista Edinaldo Barreto levou o filho, Natanael Barreto dos Santos de quatro anos. "Em casa, eu sempre fico responsável em levar os meninos para tomar as vacinas", diz Edinaldo.

Vacinas

De acordo com a técnica responsável pelo Programa Municipal de Imunização da SMS, Débora Moura, para a segunda etapa da vacinação contra a Pólio, a meta é vacinar 42 mil crianças na faixa etária de zero a quatro anos. Para a vacinação da tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), a meta é atingir 50 mil crianças de menores de sete anos em Aracaju.

"É importante que os pais e os responsáveis tragam o cartão de vacina da criança. Dessa forma é possível identificar se a criança deixou de tomar alguma vacina e atualizar esse cartão", afirma Débora Moura.

Meta

Já no Estado de Sergipe, segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Sândala Teles, a meta é vacinar 165 mil crianças com a segunda dose da pólio e 197 mil crianças contra o sarampo.

A pediatra Gloria Tereza Lopes, da Sociedade Sergipana de Pediatria, participou da abertura da campanha. Na Unidade estiveram ainda representantes de conselhos de segurança e de saúde do bairro, Eliel Siqueira e José Ailton Figueiroa respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário