sexta-feira, 12 de agosto de 2011

"NOVOS RUMOS" LEVA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL A COMUNIDADES DE BAIXA RENDA.

Qualificação profissional para o mercado de trabalho e enfrentamento da pobreza. É com este foco que o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), lançou nesta sexta-feira, 12, o Programa Sergipano de Qualificação Profissional 'Novos Rumos'. O lançamento aconteceu no auditório da Seides e contou com a participação de representes de instituições parceiras, estudantes da rede estadual, coordenadores e integrantes dos Eccos e servidores da Seides.

Além de resgatar a autoestima dos participantes, o programa oferece à população de baixa renda com perfil para fazer parte do Cadastro Único (CadÚnico) a oportunidade de adquirir novos conhecimentos para buscar sua inserção no mercado de trabalho. As aulas começam a partir da próxima segunda-feira, dia 15.

Nesta fase o programa 'Novos Rumos' vai beneficiar 2.720 pessoas distribuídas em 21 municípios sergipanos selecionados com base no seu Índice de Desenvolvimento Familiar (IDF): Brejo Grande, Pacatuba, Gararu, Porto da Folha, Itaporanga D'Ajuda, Poço Redondo, Nossa Senhora do Socorro, Salgado, Riachão do Dantas, Arauá, Santa Luzia do Itanhi, Indiaroba, Cristinápolis, Tomar do Geru, Pedrinhas, Aracaju, Barra dos Coqueiros, Carira, São Miguel do Aleixo, São Francisco e Santa Rosa de Lima.

"Dentro da política conduzida pelo governador Marcelo Déda, um dos principais focos é identificar as famílias que estão em situação de extrema miséria e trabalhar para elas em áreas como saúde, educação, trabalho e outras. Além disso, também precisamos atingir a juventude. A ordem é incluir sempre que possível os jovens do ensino médio em nossos programas porque eles serão o futuro desse estado”, afirmou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

Programa de governo

O programa 'Novos Rumos' é uma ação de governo para todo o trabalho realizado na área de qualificação profissional. “Mais uma vez a gente ver a preocupação do Governo do Estado em capacitar e qualificar pessoas de baixa renda. O mercado de trabalho está sempre mais exigente e, por isso, o Governo se preocupa em oferecer possibilidades a quem mais precisa", explicou o secretário de Estado do Trabalho, Marcelo Freitas.

Para a representante do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, a diretora do Serviço de Educação Profissional da Seed, Rivânia Andrade, "a iniciativa dá condições de empregabilidade é dignidade à população".

Os cursos de qualificação seguirão em dois eixos: o da qualificação geral em áreas como pedreiro, gesseiro, pedreiro de estrutura, bolos e tortas, doces e salgados, serigrafia, entre outros; e o eixo da inclusão digital, com cursos de informática básica e avançada. Os cursos gerais serão ministrados pelo Senac e os de informática pelo Senai, ambos contratados pela Seides para o trabalho.

O diretor Regional em exercício do Senac, Marcos Barreto, relatou que a parceria é fundamental para que, através da educação profissional, Sergipe consiga reduzir a pobreza e a miséria. "Vamos estimular e oferecer conhecimento para que as pessoas melhorem suas vidas". O gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney, acrescentou: "todos terão as condições necessárias para buscar espaço no mercado de trabalho ou gerar sua própria renda".

Procura

Os cursos de informática vão acontecer em nove escolas da rede estadual, no projeto social da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), e nos Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) que possuem laboratórios de informática.

Isabel Nunes, coordenadora do Espaços de Cultura e Convivência Social (Eccos) do Conjunto João Alves, revelou que a procura pelos cursos tem sido grande e que já há uma média de 60 inscritos entre nas capacitações de informática, recepcionista, pedreiro, gesseiro e jardineiro.

"Só alguém que tem a sensibilidade e o olhar voltado para as comunidades mais pobres tem a iniciativa de lançar um projeto com essa magnitude. No Eccos atendemos a pessoas extremamente carentes. Política de inclusão se faz assim, dando oportunidade", avaliou Isabel.

Participação

Participaram da solenidade de lançamento o presidente do Coegemas e secretário de Assistência Social de Salgado, Adelvan Macedo; a subgerente de projetos do Departamento de Renda e Cidadania da Seides, Maria Auta; a vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Marta Gama, a representação de alunos das nove escolas da rede estadual de ensino, dos Eccos e dos 21 municípios beneficiados, além de empresários sergipanos, do Senac e Senai, contratados pela Seides para executar os cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário