Sergipe é o destino final da Campanha Welcome to Brazil. Depois de percorrer as outras oito capitais nordestinas, a campanha, - desenvolvida pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), em parceria com Ministério do Turismo e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, e promovida pela Executiv Projetos e Consultoria - chega a Aracaju.
A ação tem como objetivo sensibilizar o trade turístico para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O Seminário de Sensibilização para o Turismo Sustentável e Infância será apresentado amanhã (30), às 19h, no Best Western Hotel Costa.
Dados do Disque-Denúncia indicam que Sergipe é hoje o estado nordestino com menor número de denúncias. Entre maio de 2003 e janeiro de 2009, foram registradas 610 denúncias no Estado. Apesar de baixos, os números ainda precisam ser melhorados. "Em cada destino, tentamos adequar essa sensibilização ao enfrentamento à realidade local. Principalmente, levantando dados de cada lugar", explica o consultor da Executiv, João Arthur Lucena, que apresenta o Seminário de Sensibilização para o Turismo Sustentável e Infância.
No exterior, a campanha foi apresentada em oito feiras de turismo. Argentina, Inglaterra, Portugal, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Suécia receberam a equipe brasileira, que distribui material de divulgação mostrando que o Brasil é contrário à prática do turismo com motivação sexual infanto-juvenil. "Embora internamente o Brasil já discuta o tema há mais de uma década, falar sobre isso no exterior ainda é um tabu", observa o consultor da Executivo, Francisco Rosário, mostrando o pioneirismo do País com o projeto.
A repercussão foi tamanha que rendeu o reconhecimento e convite da Ecpat - rede mundial de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, pornografia infantil e tráfico de criança com fins sexuais - para participar da Rede de Especialistas Mundiais em Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual no Turismo. Além disso, a Welcome to Brazil é agora a representação nacional na Protect Children, a força-tarefa da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ecpat e Unicef contra a exploração sexual no turismo.
"Estamos divulgando para os operadores internacionais que o Brasil reprime essa prática. Que se o turista quer vir para o País com esse objetivo, não venha. E, se vier, ele será punido", destaca João Arthur Lucena. Segundo ele, a recepção com os operadores também está bastante positiva. Muitos deles, inclusive, já se comprometeram a divulgar a campanha em seus materiais promocionais.
A meta do projeto é sensibilizar também para a denúncia dos casos de exploração sexual infanto-juvenil. O Disque Denúncia 100 é uma das ferramentas de combate divulgadas na campanha. Até novembro do ano passado, quase seis mil denúncias dessa natureza foram registradas em todo o País. Informações sobre o projeto podem ser vistas no site www.turismoeinfancia.com.br e denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Disque 100.
Fonte: Atalaia Agora
A ação tem como objetivo sensibilizar o trade turístico para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O Seminário de Sensibilização para o Turismo Sustentável e Infância será apresentado amanhã (30), às 19h, no Best Western Hotel Costa.
Dados do Disque-Denúncia indicam que Sergipe é hoje o estado nordestino com menor número de denúncias. Entre maio de 2003 e janeiro de 2009, foram registradas 610 denúncias no Estado. Apesar de baixos, os números ainda precisam ser melhorados. "Em cada destino, tentamos adequar essa sensibilização ao enfrentamento à realidade local. Principalmente, levantando dados de cada lugar", explica o consultor da Executiv, João Arthur Lucena, que apresenta o Seminário de Sensibilização para o Turismo Sustentável e Infância.
No exterior, a campanha foi apresentada em oito feiras de turismo. Argentina, Inglaterra, Portugal, Holanda, Espanha, Itália, Alemanha e Suécia receberam a equipe brasileira, que distribui material de divulgação mostrando que o Brasil é contrário à prática do turismo com motivação sexual infanto-juvenil. "Embora internamente o Brasil já discuta o tema há mais de uma década, falar sobre isso no exterior ainda é um tabu", observa o consultor da Executivo, Francisco Rosário, mostrando o pioneirismo do País com o projeto.
A repercussão foi tamanha que rendeu o reconhecimento e convite da Ecpat - rede mundial de enfrentamento à exploração sexual infanto-juvenil, pornografia infantil e tráfico de criança com fins sexuais - para participar da Rede de Especialistas Mundiais em Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual no Turismo. Além disso, a Welcome to Brazil é agora a representação nacional na Protect Children, a força-tarefa da Organização Mundial do Turismo (OMT), Ecpat e Unicef contra a exploração sexual no turismo.
"Estamos divulgando para os operadores internacionais que o Brasil reprime essa prática. Que se o turista quer vir para o País com esse objetivo, não venha. E, se vier, ele será punido", destaca João Arthur Lucena. Segundo ele, a recepção com os operadores também está bastante positiva. Muitos deles, inclusive, já se comprometeram a divulgar a campanha em seus materiais promocionais.
A meta do projeto é sensibilizar também para a denúncia dos casos de exploração sexual infanto-juvenil. O Disque Denúncia 100 é uma das ferramentas de combate divulgadas na campanha. Até novembro do ano passado, quase seis mil denúncias dessa natureza foram registradas em todo o País. Informações sobre o projeto podem ser vistas no site www.turismoeinfancia.com.br e denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser feitas no Disque 100.
Fonte: Atalaia Agora
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