segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

PREFEITURA DE ARACAJU CONCLUI OBRAS DE ACESSIBILIDADE DO BANHO DOCE

Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), adota em todas as obras realizadas na capital um conjunto de medidas urbanísticas voltadas à inclusão dessa parcela da população. As ações de promoção da acessibilidade também estão sendo executadas no deque do Banho Doce, na praia de Aruana, onde as obras estão em fase conclusiva.

Os serviços, que já estavam descritos no projeto inicial, incluem a implantação de uma passagem de nível entre a rodovia e a calçada, a construção de uma rampa de acesso à praia e o madeiramento do deque. Como a área já está sendo utilizada por banhistas no fim de semana, a Emurb priorizou a conclusão dessa etapa do projeto. Nos próximos dias, as rampas de acesso vão receber a pintura indicativa, conforme estabelece as normas nacionais de acessibilidade.

Segundo a arquiteta responsável pelo projeto, Angélica Rocha, em toda a passarela e nas rampas do deque, construídas em madeira impermeável, as especificações técnicas foram rigorosamente obedecidas. "Todos os espaços entre as tábuas dos tablados receberam uma junção de 2,2 mm, tornando as inclinações mais suaves, tudo de acordo com as normas técnicas de acessibilidade", explica.

A arquiteta da Emurb destaca que na construção do deque a acessibilidade foi priorizada. "As rampas foram construídas em ambos os acessos: da rodovia para a calçada e do deque para a praia. Sem contar que para garantir a acessibilidade total, o madeiramento da estrutura também foi pensado para facilitar a passagem de cadeiras de roda", ressalta.

Projeto

Orçado em R$ 202 mil, o deque do Banho Doce ocupa uma área total de 212 m². A base é feita em concreto e o revestimento em madeira. A bica de água doce será revigorada com uma limpeza na tubulação, o que aumentará o fluxo de água. No local serão construídos dois quiosques para a venda de coco e o espaço receberá embelezamento paisagístico com coqueiros em seu entorno e iluminação cênica, que aliados à madeira empregada, dará ainda mais rusticidade à obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário