segunda-feira, 20 de junho de 2011

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL FAZ INSPEÇÃO EM HOSPITAL DE PROPRIÁ.

O Promotor de Justiça Dr. Peterson Almeida Barbosa, Curador dos Direitos à Saúde Pública em Propriá, visitou, na manhã do dia 16 de junho, as novas instalações do Hospital São Vicente de Paula - HSVP, situado naquela cidade, que atende a toda região do Baixo São Francisco.

A fim de melhor instruir procedimento administrativo remetido pelo Ministério Público Federal, instaurado com o objetivo de apurar, naquele nosocômio, irregularidades denunciadas por cidadãos via abaixo-assinado, Dr. Peterson fez questão de inspecionar cada um dos compartimentos da unidade, sem comunicação prévia, acompanhado dos servidores da 1ª Promotoria de Justiça, Hebert Ferreira e Evandro Menezes.

Antes de percorrer os diversos setores do Hospital, o Representante do Ministério Público de Sergipe reuniu-se com a Coordenadora Administrativo-operacional da casa, Sra. Maria Iolete de Oliveira Santos, e com o Coordenador Assistencial, Enf. Adelmo Alves. Durante o conclave, registrado em ata, o Promotor interrogou fartamente os gestores acerca da estrutura e do funcionamento do São Vicente de Paula, com o intento de esclarecer preocupações trazidas à tona pela sociedade.

Atualmente, o HSVP tem uma escala diária de Clínicos, Cirurgiões, Pediatras e Ortopedistas – durante a visita havia seis profissionais médicos no plantão, dum total de 23 existentes no quadro. A unidade foi completamente reformada para atender aos novos padrões da Fundação Hospitalar de Saúde, sendo o edifício dividido de acordo com o sistema canadense de classificação de risco (áreas vermelha, amarela, verde e azul). Segundo a direção, 66 leitos servirão aos usuários (16 de urgência, 17 de internamento, 8 pediátricos, 12 de pós-parto, 3 de pré-parto, 3 de recuperação pós-anestésica, 2 de admissão de gestante e 5 de atenção neonatal). Ainda conforme afirmações dos coordenadores, em setembro, o HSVP atuará plenamente como instituição de média complexidade, retomando as atividades do centro cirúrgico e da maternidade.
O Promotor também indagou os dirigentes do HSVP acerca do TFD – Tratamento Fora do Domicílio, através das ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado. Na ocasião, o diretor Adelmo Alves parabenizou o representante do MP pela iniciativa em Propriá, que salvou tantas vidas por todo o Estado. Foi assegurando por Alves que o sistema vem atuando de forma eficiente.

Em ata, concluiu o membro do Parquet que, “tão logo o hospital esteja em pleno funcionamento servirá de referência no sistema público de saúde em Sergipe, já que, estando concluídas as obras civis, a estrutura de equipamentos é digna dos melhores hospitais particulares do país. Os equipamentos são bastante modernos, as alas amplas, limpas, refrigeradas e bem divididas. O laboratório, a radiologia e tele medicina, já em funcionamento, mostraram-se bastante eficientes. A farmácia, a cozinha, os leitos e ambulâncias próprias, além das duas do SAMU (suporte avançado e suporte básico), atendem a contento a população do Baixo São Francisco”.

Além disso, importa ressaltar que a maternidade será reinaugurada em menos de 60 dias, dispondo de dois centros cirúrgicos, uma sala de parto, doze leitos pós-parto e três pré-parto, o que possibilitará que apenas casos realmente extremos sejam remetidos ao HUSE, em Aracaju-SE.

Após a visita, satisfeito com o que constatou, O Promotor resolveu arquivar o procedimento instaurado por perda do objeto.

Fonte: MP/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário