quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PROJETO DE IRRIGAÇÃO CANAL DE XINGÓ EM FASE FINAL DE ELABORAÇÃO.

Nesta quinta, 11, em Brasília, o governador Marcelo Déda coordenou reunião que definiu uma das últimas etapas de elaboração do projeto Canal de Xingó. Com ele, o Governo do Estado pretende levar recursos hídricos à região do semiárido sergipano, que concentra os mais baixos IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) de Sergipe.

De acordo com o governador, na próxima semana, equipe de trabalho do governo estadual vai se reunir com técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) para definir a última formatação do projeto. Com ela em mão, Déda solicitará audiência à presidenta Dilma Rousseff, quando pretende obter a aprovação à proposta.

Adequação

"No novo encontro, levarei o resultado das providências que ela pediu", detalhou, lembrando que, há cerca de dois meses, em reunião com a mandatária, Déda expôs a importância para Sergipe do Canal de Xingó. Com o projeto adequado aos pedidos da presidenta, "espero que ela tome as decisões políticas no sentido de viabilizar este investimento".

Para que pudesse aprovar o projeto, a presidenta pediu que ele fosse reestudado como forma de "desenvolver o processo de ´fazeamento`, isto é, dividir o projeto em etapas de modo que se estabelecesse cronograma físico e financeiro de execução capaz de ser incorporado ao planejamento do governo federal e à sistemática de desembolso do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)".

Na reunião desta quinta, Ramon Rodrigues, secretário de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, e Guilherme de Oliveira, diretor da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas da Codevasf, apresentaram o projeto já adequado às exigências presidenciais. Em seguida, "discutimos as prioridades do Governo de Sergipe, explicitamos a nossa expectativa de prazos, expectativa de investimentos e qual trecho nós consideramos prioritário até 2014".

Benefícios

Entre outros benefícios, o Canal de Xingó permitirá o fortalecimento da pecuária leiteira, o desenvolvimento da agricultura irrigada, de agroindústrias, da apicultura e da piscicultura, além da exploração do potencial turístico proporcionado pela região do cânion do São Francisco. No encontro, os técnicos informaram que já dispõem de R$ 14 milhões para o projeto básico e estarão prontos, na próxima semana, para apresentar nova versão ao governo estadual.

Assessoraram o governador, José Macedo Sobral, secretário de Estado da Agricultura, Oliveira Júnior, secretário de Estado do Planejamento e Gestão, e Pedro Lopes, representante de Sergipe em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário