quarta-feira, 10 de agosto de 2011

SÁBADO É DIA DE VACINAR CRIANÇAS CONTRA SARAMPO E PARALISIA.

Foto:  Wellington Barreto

No próximo sábado, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) dará início à Campanha de Seguimento contra o Sarampo e a 2ª Etapa contra a Paralisia Infantil do ano de 2011, “Para proteger, tem que vacinar”. Em Sergipe, a abertura da campanha será feita às 8h pelo secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, na Unidade de Saúde da Família (USF) Lauro Dantas Hora, no bairro Bugio.

Até o dia 13 de setembro, 800 postos de vacinação em todo o território sergipano estarão prontos para receber as crianças menores de cinco anos de idade contra a Paralisia Infantil e as crianças com faixa etária entre um e sete anos contra o sarampo. A vacinação será indiscriminada, ou seja, todas as crianças na faixa etária citada deverão ser imunizadas, independente da situação do vacinal.

De acordo com a gerente do Programa Estadual de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles, é fundamental que os pais não deixem de levar seus filhos, para evitar que eles façam parte das estatísticas negativas.

“O sarampo é uma das principais causas de morte no mundo entre as crianças, apesar de haver uma vacina segura. São 160.000 mortes a cada ano, quase todas em países de baixa renda, onde as condições de saúde são desfavoráveis. E são ações como essa auxiliam a ter um impacto importante na redução das mortes por essa doença”, afirmou, ao enfatizar que a meta de eliminação do sarampo foi adotada pelo Governo Federal para o ano de 2000 e desde 2011 não existem casos da doença no país.

Imunização

Ao todo, são esperadas 164.852 crianças para a vacina Pólio Oral e 197.256 para a Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba). Apesar da mobilização marcada para o próximo sábado, Sândala Teles afirma que as vacinações já foram realizadas em vários municípios.

“Sempre que realizamos as campanhas de vacinação, visitamos antes os locais de difícil acesso localizados na zona rural. Desde o dia 1º, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) estão levando as vacinas para esses locais, com o intuito de imunizar as crianças cujas famílias apresentam dificuldades de se locomover ao posto de saúde mais próximo”, informou a gestora.

Em todo o estado, cerca de três mil profissionais do PSF estarão a postos para imunizar as crianças em todos os 800 postos de vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário