sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MPF/SE REQUER EXECUÇÃO DE TAC FIRMADO COM O IFS.

Neste mês em que se comemora o Dia do Professor (15), o Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) requereu a execução de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS). A instituição de ensino havia se comprometido, em 2012, a adequar a composição de todos os órgãos colegiados e comissões, além do Estatuto e Regimento Geral, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A LDB prevê que todas essas instâncias colegiadas devem ser compostas por 70% de professores, inclusive nos que tratarem da elaboração e modificações estatutárias e regimentais, bem como da escolha de dirigentes.  Segundo o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach “a LDB reserva aos professores e às professoras (incansáveis lutadores em defesa da educação) uma atuação preponderante nas decisões das instituições de ensino superior.  O que fez a LDB foi justamente valorizar o papel dos educadores na condução dos assuntos educacionais”.

O procurador também explica que o IFS chegou a dar início ao processo de adequação, mas, após um posicionamento contrário do Ministério da Educação (MEC), os ajustes foram paralisados. O MEC não concordou com os termos do TAC, mesmo havendo uma autorização da Advocacia-Geral da União para que o IFS assinasse o Termo.

O impasse entre AGU e MEC durou quase um ano, período em que o MPF concordou que, para o bem do funcionamento do IFS, a instituição retomasse as atividades do seu Conselho Superior que já havia sido destituído para passar pelas adequações necessárias. O impasse foi finalizado no mês passado, quando a AGU emitiu um novo parecer sugerindo a revisão do TAC.

“Não há fundamento legal, fático ou jurídico para realizar essa revisão. Além disso, é preciso evidenciar que o MPF/SE concordou em aguardar esse tempo todo, antes de acionar a Justiça Federal, por prestigiar ao máximo a possibilidade de resolução conciliatória dos conflitos”, afirma o procurador. “Agora, porém, é preciso exigir que se cumpra o pactuado”, finaliza.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) requereu à Justiça Federal que determine ao IFS um prazo de 15 dias para que realize as adequações pactuadas no TAC, e que seja estabelecida uma multa diária de R$ 10 mil por cada obrigação descumprida.

Fonte:  MPF/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário