sexta-feira, 20 de maio de 2011

FORRÓ CAJU PROMETE AQUECER TURISMO DO ESTADO.

Após o anúncio da programação da 18ª edição do Forró Caju, realizada na manhã desta sexta-feira, 20, na casa de forró Cariri, a capital sergipana já se prepara para receber os turistas. Os empresários estão confiantes e a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Governo de Sergipe, já deu início às ações para aquecer ainda mais o setor.

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, a expectativa é de que sejam investidos no evento cerca de R$ 5 milhões. "Organizações internacionais afirmam que para cada dólar investido em turismo, são obtidos 3 dólares de retorno. O Forró Caju, além de ser um evento de afirmação da tradição e da cultura popular, também tem esse importante papel de gerar emprego e renda", afirma.

O secretário de Estado de Turismo, Élber Batalha, disse que o Forró Caju movimenta o turismo de todo o Estado. "O Forró Caju, pelo seu porte, atrai gente de todo o país, e quem vem para conhecer as festas juninas de Aracaju não fica só na capital; também vai conhecer São Cristóvão, o canyon de Xingo e outros locais", destaca. Sérgio Oliveira, diretor de operações da Emsetur, reforça o argumento. "Aracaju é a grande porta de entrada do turismo junino sergipano. Mas todo o Estado é privilegiado em consequência dessa festa grandiosa", ressalta.

Sucesso

"Assim como foi nos anos anteriores, o Forró Caju 2011 promete ser um sucesso total. Uma festa com muita animação, paz e segurança. Neste ano, ainda temos o apoio de um ônibus que está circulando pelas capitais do Nordeste divulgando também essa linda festa", comenta Waldoilson Leite, presidente da Fundação de Cultura Turismo e Esporte de Aracaju (Funcaju).

O ônibus do "Projeto Embaixadores de Sergipe" é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Sebrae, Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih) e da Funcaju. O grupo já começou a percorrer cidades nordestinas, divulgando a cultura, as belezas naturais e os festejos juninos sergipanos.

Hotéis

Elber Batalha explica que o grande desafio é deixar o segmento aquecido durante todo o mês de junho, já que o fluxo mais intenso de visitantes só começa a partir do dia 11. "O nosso objetivo, antecipando ao máximo a propaganda do Forró Caju, é atrair o turista desde cedo", afirma. O secretário comemora o fato de a hotelaria sergipana ter índices maiores que a média nacional. "A média de ocupação de leitos no Brasil é de cerca de 40%. Em Sergipe, esse percentual é de 68%".

O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Turismo de Sergipe (ABAV-SE), Alberto Balbino, também prevê boa taxa de ocupação nos hotéis do Estado. "A média de anos anteriores é de uma ocupação de 95% dos leitos, o que é muito bom. Mas, este ano, temos um feriado prolongado, além das grandes atrações do Forró Caju. A expectativa é que haja 100% de ocupação entre os dias 22 a 26 de junho", prevê.

A festa

O Forró Caju 2011 irá oferecer aos moradores e turistas 12 dias de muito forró e animação com mais de 130 atrações musicais locais e nacionais. A festa começa no dia 17 de junho e as atrações da primeira noite do melhor São João do Brasil são: Clemilda, Orquestra Sanfônica, Flávio José e Aviões do Forró. A festa vai até o dia 29 de junho na praça Hilton Lopes, localizada entre os mercados municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário