quarta-feira, 18 de maio de 2011

SOCIEDADE PEDE O FIM DA EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Foto:  André Moreira

Representantes do poder público, adultos e jovens unidos por um só motivo: combater o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes. Essa foi a bandeira levantada na caminhada promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), nesta quarta, 18 de maio, dia nacionalmente dedicado à causa. A manifestação teve início na praça da Bandeira e terminou na praça Fausto Cardoso, onde foi realizado um ato público.
Ao agradecer a presença de todos na caminhada, o secretário municipal de Assistência Social, Bosco Rolemberg, ressaltou a importância da participação da sociedade e da família no combate ao crime que tem vitimado meninos e meninas de todo o país. "Vamos dizer não à violência e à exploração das nossas crianças e jovens. Acabaremos com esse crime a partir do fortalecimento dos vínculos familiares na nossa sociedade, e é isso que o poder público tem buscado ao desenvolver políticas que possibilitam a melhoria da renda familiar, geração de emprego e outras ações. Esse é um grande ato", destacou.

Marcando presença na manifestação, a secretária estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Teles, frisou a necessidade de se denunciar casos de exploração sexual e violência contra a criança e o adolescente. "Não vamos ter vergonha de denunciar. Vamos ligar para o disk denúncia 100 para denunciar, e não precisa se identificar. É preciso que não mais deixemos impunes crimes como o que vitimou a menina Araceli, em Santos. Por causa desse caso e de muitos outros, estamos aqui hoje para combater essa prática e punir aqueles que a realizam", declarou.

Números

De acordo com dados do Núcleo de Prevenção de Violência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrados no Sistema de Aviso Legal sobre Violência e Exploração Sexual (SALVE), Aracaju notificou mais de 100 caos de violência contras crianças e adolescentes, sendo que 52 do sexo feminino e 50 do sexo masculino.

Durante a caminhada, foram distribuídos panfletos e camisas com indicações sobre como identificar o abuso sexual através do comportamento das crianças, assim como o número para denúncias, 100. Para a dona de casa Raimunda dos Santos, assistida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Lamarão, a caminhada serviu para conscientizar a todos sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes. "É muito importante para que mães, pais, professores e todos que convivem com crianças e jovens fiquem atentos e denunciem o crime", disse.

18 de Maio

Moradora da cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, a menina Araceli foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no dia 18 de maio de 1973. Os criminosos, jovens da classe média alta, continuam impunes. Foi em homenagem a ela que a data foi declarada o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, através da lei federal 9.970/2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário