quarta-feira, 15 de junho de 2011

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PRETENDE VACINAR QUASE 165 MIL CRIANÇAS CONTRA A PÓLIO.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza no próximo sábado, 18, a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011 em Sergipe. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda fase começa no dia 13 de agosto. Neste dia, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação para que elas recebam mais duas gotinhas contra a pólio.

Nesta primeira etapa, a campanha em Sergipe será aberta oficialmente às 8h pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, no Centro de Saúde ‘Dona Jovem’, localizado no Bairro Industrial, zona norte de Aracaju. A abertura acontecerá em conjunto com a prefeitura da capital, segundo informou Sândala Teles, coordenadora estadual do Programa de Imunização da SES. Os postos ficarão abertos até as 17h.

Em cada etapa, a meta é vacinar 95% do público-alvo, que em Sergipe é de 173.528 crianças de zero a menores de cinco anos. “Ou seja, para atingirmos a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde temos que vacinar 164.852 crianças em todo o estado”, explica Sândala Teles.

Nos últimos três anos (2008 a 2010), Sergipe superou a meta preconizada pelo ministério, registrando nas primeiras etapas taxas de cobertura, respectivamente, de 98,95%, 96,09% e 95,09%. Em 2011, as campanhas nacionais de imunização anti-pólio completam 32 anos no Brasil, 22 dos quais sem o registro da doença no país.

Estrutura

Em Sergipe, três mil profissionais de saúde e áreas afins estarão no próximo sábado envolvidos diretamente na campanha, nos 800 pontos de vacinação distribuídos por todo o estado, segundo também informou a gestora da SES. “Ainda vamos utilizar cerca de 250 veículos”, acrescentou Sândala Teles. Ainda de acordo com a gestora da SES, foram distribuídas 273.880 doses da vacina com todos os municípios sergipanos, que na segunda-feira, 13, já iniciaram a imunização na zona rural.

Sarampo

Além da primeira dose da vacina contra a paralisia infantil, em oito estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Ceará, Alagoas e Pernambuco), o Ministério da Saúde também realizará a primeira etapa da campanha de seguimento contra o sarampo, destinada às crianças entre um ano e menores de sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias), mesmo que já tenham sido vacinadas antes.

Em Sergipe, essa imunização contra o sarampo somente ocorrerá na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Paralisia, cujo dia de mobilização (Dia “D”) acontece em 13 de agosto. “No caso dos municípios desses oito estados o ministério resolveu antecipar a vacinação contra o sarampo, porque neles houve registro de casos importados de sarampo”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário