quarta-feira, 22 de junho de 2011

SSP E SEPLAG DISCUTEM IMPLANTAÇÃO DO "PACTO PELA VIDA".

Foto:  Victor Ribeiro

Os secretários do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Segurança Pública (SSP), e o Comando das Polícias Militar e Civil se reuniram para detalhar o planejamento de uma nova política de segurança pública, que tem como base as premissas do programa chamado 'Pacto pela Vida'.

Nessa primeira fase, foram discutidas as ferramentas de implantação de um novo modelo de gestão que aproveita as experiências recentes de organização, através da criação de um Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e um Gabinete de Gestão Operacional (GGO).

O próximo passo do planejamento já ficou definido: serão ilustrados todos os efetivos policiais no estado, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Também serão minutados decretos regulamentando o programa, para a análise final do governador Marcelo Déda.

Para o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, Oliveira Júnior, "o programa 'Sergipe Mais Seguro', nosso 'Pacto pela Vida' estabelece ações articuladas entre todas as instituições envolvidas com os problemas da segurança pública, para permitir melhores resultados no combate à criminalidade”, explicou.

O 'Sergipe Mais Seguro' se propõe a definir uma política de segurança pública transversal e integrada, construída de forma pactuada com a sociedade, em articulação permanente com o Poder Judiciário, o Ministério Público, o parlamento, os municípios e a União, baseado no diálogo entre governo estadual e organizações da sociedade civil.

Visita a Pernambuco

Desde fevereiro, equipes da Segurança Pública de Sergipe buscam com gestores da Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apropriar-se da metodologia do programa 'Pacto Pela Vida', que foi implementado pelo governo daquele estado e vem obtendo significativos sucessos em reduzir da criminalidade no território pernambucano, sobretudo os registros de homicídios. Como acontece em Pernambuco, a gestão do programa se dá através de ferramentas de gestão que são implementadas pela Seplag, que atua como coordenadora das ações, monitorando os resultados alcançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário