domingo, 6 de setembro de 2009

ENTENDA TUDO SOBRE AS TVs DE ALTA DEFINIÇÃO.

Com os preços caindo, ficou mais fácil colocar uma TV em alta definição na sala de casa. Mas o festival de siglas e conceitos acaba por confundir muitas pessoas, que acabam comprando produtos sem saber se são o que estão procurando - ou precisando. "HDTV", "Full HD", "LCD", "OLED" e "Plasma", tudo isso gera uma sopa de letrinhas indecifrável para alguns consumidores.

Resumindo, LCD, LED e Plasma são os tipos de tecnologia utilizados na tela. HDTV e Full HD são duas nomenclaturas que falam sobre a resolução, ou seja, a quantidade e qualidade dos detalhes da imagem vista. Vamos dividir as duas para explicar melhor.

Definição

Para entender sobre a definição das TVs, vamos falar um pouco sobre os monitores dos computadores pessoais. Quem usa os PCs há algum tempo já deve ter percebido que é possível modificar a definição da tela no Windows ou no System do Macintosh. Quanto mais pontos tem a tela, mais definidas e cristalinas ficam as imagens. Há algum tempo a maioria dos computadores usava a definição de 800 pontos na horizontal por 600 pontos na vertical. Hoje, muitos já usam a definição de 1024 X 768 pontos.

E como é que esse negócio funciona na TV? É assim:

- A TV convencional tem definição SD (Standard Definition), de 720 X 480 pontos
- A TV digital de alta definição HDTV Ready tem definição de 1280 X 720 pontos
- Já a TV digital de altíssima definição, ou Full HD, tem 1920 X 1080 pontos na tela.

Confira na imagem acima uma demonstração.

Tecnologias

LCD: a sigla em inglês LCD significa "tela de cristal líquido". A técnica utiliza um líquido polarizador eletricamente controlado para conduzir a luz (emitida por lâmpadas traseiras, chamadas de "backlight") vista na tela - daí o seu nome. Já é utilizada há décadas em vários dispositivos portáteis, como relógios e videogames portáteis como o Gameboy da Nintendo nos anos 80. Hoje, é possível ter televisores com mais de 42" com preços de até R$ 2 mil.

Plasma: é formado pelos gases xenônio e neônio, que são acionados por descarga elétrica, formando uma imagem. Já está disponível em televisores há algum tempo, mas antes possuíam resolução baixa de 480p. Hoje, possuem capacidade de alta resolução e têm taxa de respostas rápidas, ideias para jogos de videogame e filmes.

LED: a tecnologia é parecida com LCD e o painel backlight, mas o que ilumina o cristal líquido não são lâmpadas, mas sim LEDs (diodo emissor de luz) minúsculos. Isso proporciona um aparelho mais fino (70% mais do que as LCD), com maior contraste (porque a luz é mais forte) e com maior economia de energia. É atualmente o modelo de televisor com maior qualidade de imagem no Brasil.

Recomendações

De acordo com Rafael Cintra, gerente sênior da linha de TVs da Samsung, o consumidor precisa escolher o aparelho que melhor se encaixa em seu perfil. "Uma TV Full HD necessita de discos em Blu-ray ou do sinal digital para utilizar toda a potencialidade", declarou. Dessa forma, para assistir à programação aberta com sinal analógico (comum), não é necessariamente preciso tudo isso.

Ainda assim, é preciso pensar no futuro. O executivo lembra que a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será transmitida no formato digital e em Full HD, o que pode alavancar a venda de televisores com o conversor digital integrado. Então, o investimento por um modelo mais caro pode recompensar em outro momento.

Outro fator é que uma TV pode ficar em média por 15 anos, então é importante considerar um futuro distante com o modelo que se queira comprar atualmente para não se arrepender depois.

O tamanho da tela também é importante - depende bastante de onde o aparelho será colocado. Cintra explica que, "se a sala for pequena, não adianta o tamanho da tela ser grande". O executivo explica ainda que, "com a resolução Full HD, é possível aproximar mais a TV do sofá sem perder a qualidade" - resoluções menores deixam a imagem pior quando se olhada de perto.

Fonte: E-band

Nenhum comentário:

Postar um comentário