quinta-feira, 10 de março de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE DISCUTE ISONOMIA SALARIAL DE MÉDICOS COM SINDIMED.

Foto:  Fabiana Costa

O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, acompanhado do secretário adjunto, Jorge Viana, recebeu em seu gabinete, no final da manhã desta quinta-feira, 10, a diretoria do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed). Atendendo uma solicitação de encontro da entidade, eles discutiram uma pauta de reivindicações que contemplou, sobretudo, a discussão sobre a isonomia salarial entre os médicos celetistas e estatutários da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

“Precisamos encontrar uma alternativa legal que possa sanar essa disparidade”, disse o presidente do Sindimed, José Menezes, no que foi apoiado por Antônio Carlos Guimarães. “Nós já tínhamos esta preocupação e vamos iniciar imediatamente os estudos para construirmos uma solução”, afirmou o secretário, lembrando que o problema não atinge os celetistas e estatutários que trabalham de segunda a sexta-feira, mas apenas aqueles que atuam nos plantões de finais de semana e feriados.

Ficou decidido que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) desencadeará um processo de negociações para contemplar a reivindicação da isonomia salarial no acordo coletivo, que deve ser fechado até o mês de maio. “Sentimos que há boa vontade por parte do secretário e estamos otimistas quanto aos resultados”, declarou o presidente do Sindimed.

Na reunião, o secretário Antônio Carlos Guimarães se comprometeu ainda em construir, junto com o sindicato, um plano de cargos e salários para a categoria médica. “Vamos iniciar as discussões deste plano a partir do acordo coletivo”, pontuou ele, informando ao sindicato sobre a necessidade de se abrir uma ampla discussão sobre a melhoria da qualidade do Programa Saúde da Família (PSF).

Com base nesta proposta, ficou acertado que no mês de abril a SES irá promover um grande seminário sobre o Programa de Saúde da Família, envolvendo além das entidades médicas, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e associações de prefeitos. “Iremos discutir todas as deficiências do PSF para melhorarmos a assistência na atenção básica”, disse Antônio Carlos, frisando que as discussões vão passar desde a carga horária à precarização da situação funcional dos profissionais.

Outro ponto de consenso da reunião foi a inclusão de representantes – número ainda a ser definido – de entidades da área de saúde na comissão de avaliação de desempenho da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), que deverá entrar em operação já no próximo mês, focando a princípio os critérios da pontualidade e assiduidade do corpo funcional dos hospitais. Ainda na reunião, o Sindimed pleiteou e conquistou o direito de participar do seminário interno de recursos humanos que a SES irá promover na primeira quinzena de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário