segunda-feira, 4 de abril de 2011

EM BRASÍLIA, DÉDA ASSEGURA RECURSOS PARA A DUPLICAÇÃO DA BR-101.

Foto:  Roberto Jayme

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, assegurou nesta segunda, 4, a liberação dos recursos necessários para a duplicação da BR-101 entre Estância e Cristinápolis, na divisa com a Bahia. Na mesma audiência, em Brasília, o governador Marcelo Déda pediu à ministra que garanta o último desembolso para a conclusão da ponte Gilberto Amado, sobre o rio Piauí.

"As obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] não terão qualquer espécie de risco", sintetizou o governador, logo após a audiência, reproduzindo a garantia da ministra. "Portanto, a duplicação da BR-101 [obra do PAC] é um projeto plenamente viável e, se Deus quiser, no final deste ano, nós poderemos estar iniciando as obras e, quem sabe, até final de 2013, entregando à população", comemorou o governador.

O trecho, de 53,1 quilômetros, dará continuidade à ligação com a Linha Verde, na Bahia, já que o segmento entre Propriá e Estância estava garantido. "Foi o Governo do Estado que obteve junto ao presidente Lula e à então ministra Dilma Rousseff [da Casa Civil] o compromisso de concluir a duplicação da BR-101, repassando os recursos para o Governo do Estado", explicou Déda. "O convênio foi assinado, o projeto está sendo concluído, e eu queria a garantia da ministra de que esta obra continuará no PAC, com garantia de financiamento do governo federal para a sua conclusão".

Gilberto Amado

Entre os investimentos estratégicos que o Governo de Sergipe está realizando em parceria com o governo federal, a ponte Gilberto Amado destaca-se como a mais importante obra de infraestrutura em andamento. Com 1.712 metros de comprimento e 14,20 metros de largura, a obra "é fundamental e vai viabilizar um novo eixo do turismo sergipano", no resumo do governador.

"Esta ponte já se encontra com cerca de 70% de sua execução concluída. Precisamos concluir os 30% que faltam". Ao exibir o cronograma da obra à ministra, o governador ponderou que, "se o governo federal honrar as parcelas do convênio, nós poderemos inaugurar esta ponte em janeiro de 2012".

"A conclusão da ponte será uma vitória do Estado de Sergipe, mas também importante vitória do governo federal", pois favorecerá o desenvolvimento da região. "Neste sentido, apresentamos proposta concreta e objetiva das parcelas e do período em que elas precisam ser liberadas".

Miriam Belchior garantiu que vai examinar o pedido sergipano, "mas também ficou muito bem impressionada com as perspectivas de uma inauguração rápida para esta importante obra de infraestrutura turística de Sergipe e da reunião Nordeste".

Durante a audiência, o governador foi assessorado pelos secretários José de Oliveira Júnior, do Planejamento, Sérgio Ferrari, do Desenvolvimento Urbano, e Valmor Barbosa, da Infraestrutura, e pelo representante de Sergipe em Brasília, Pedro Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário