sábado, 9 de abril de 2011

OAB/SE COBRA MELHORIA DE ATENDIMENTO À SAÚDE.

Pacientes procuram Comissão de Direitos Humanos da entidade e reclamam de morosidade nos serviços de saúde pública

Um grupo de pacientes da Coroa do Meio esteve na manhã desta sexta-feira reunido com a Coordenadoria de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE para denunciar episódios que podem se caracterizar como descaso ao atendimento de saúde nos postos mantidos pelo Governo. Na OAB/SE, o grupo foi recepcionado pela coordenadora de Saúde da Comissão de Direitos Humanos, Angélica Resende, que ouviu os depoimentos. Na OAB/SE, os pacientes narraram episódios chocantes.

De acordo com os pacientes, há pessoas que aguardam a realização de exames há cerca de três anos e sempre recebem do Posto de Saúde a informação de que a solicitação permanece em análise. Diante da gravidade do problema, a coordenadora de Saúde da OAB/SE entrou em contato com médicos e conseguiu, paliativamente, encontrar alternativas de solução restrito a alguns pacientes. Paralelamente, a OAB/SE encaminhará um relatório, contendo todos os depoimentos, ao secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, e ao secretário municipal também da saúde, Sílvio Santos, solicitando providências de forma a priorizar o atendimento à saúde aos cidadãos sergipanos.

A OAB/SE também mobilizará o Ministério Público e a Defensoria Pública para adoção de medidas jurídicas no sentido de normalizar a prestação dos serviços. De acordo com os depoimentos, os pacientes encontram dificuldades nos Postos de Saúde no acesso a medicamentos, enfrentam ainda a morosidade para a marcação de exames, o que tem causado sérios transtornos à população. De acordo com o depoimento dos pacientes, há situação de agravamento do quadro de saúde devido à morosidade para a realização dos exames necessários ao tratamento, apesar do diagnóstico ter sido precoce.

Nesta semana, a coordenadora de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE atendeu convite do Conselho Local de Saúde, que atua junto à Unidade de Saúde Hugo Gurgel, na Coroa do Meio, para ministrar palestra sobre os direitos assegurados pela Constituição Federal aos pacientes. Houve interatividade com a comunidade e muitas pessoas fizeram desabafos preocupantes, o que ocasionou o encontro do grupo da comunidade com a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE na manhã desta sexta-feira.

Evalda Maria Oliveira de Assis, membro do Conselho Local de Saúde da Unidade de Saúde Hugo Gurgel, revelou que a situação é de fato preocupante devido à morosidade no atendimento à comunidade. “Agora, com esta interferência da OAB/SE a nossa expectativa é que a saúde apresente melhorias porque a situação é gravíssima”, enfatizou a conselheira de saúde. “Nesta reunião na OAB/SE, a doutora Angélica Resende conseguiu contornar alguns problemas usando o conhecimento dela com o médico, mas nós queremos é que o benefício chegue a toda a comunidade”, revela.

Ela informa que a comunidade fará uma manifestação na manhã da próxima segunda-feira para denunciar os problemas da área de saúde. A manifestação acontecerá na porta da Unidade de Saúde Hugo Gurgel, na Coroa do Meio.

Fonte: OAB/SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário