quarta-feira, 6 de abril de 2011

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE SERGIPE RECEBEM INFORMAÇÕES SOBRE ONCOLOGIA.

Foto:  Wellington Barreto

Referência no tratamento do câncer, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) integra diversas especialidades. Dispõe atualmente de 49 leitos para internamento e realiza atendimentos clínicos e ambulatoriais, assim como tratamentos oncológicos à base de quimioterapia e radioterapia. Para divulgar tudo o que o Centro disponibiliza, a coordenadora de Oncologia do Huse, Rute Andrade, reuniu nesta quarta-feira, 6, colaboradores da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar do Estado.

A iniciativa, que acontece no auditório do Huse, faz parte da programação da Semana Mundial de Combate ao Câncer. De acordo com Rute Andrade, o Centro trabalha hoje com todos os passos, desde a descoberta da doença até os cuidados finais. “Tudo começa com a consulta com um médico generalista, em seguida o paciente procura a consulta especializada, obtém o diagnóstico, passa pelo tratamento, chegando aos cuidados paliativos, o que resulta em um alívio dos sintomas para melhorar a sua qualidade de vida”, explica.

Rute mostrou ainda que o Centro de Oncologia trabalha com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas e físico-médicos, além da equipe de técnicos. “Na oncologia atual é fundamental o tratamento multidisciplinar, devido à complexidade da doença e suas diferentes abordagens terapêuticas”, enfatiza.

Interiorização

Uma das participantes do evento foi a enfermeira Luciana Mendonça, que trabalha no município sergipano de São Domingos. “É essencial mostrar aos profissionais que atuam no interior como funcionam os serviços da oncologia, pois isso facilita a orientação correta que precisamos dar aos pacientes”, diz.

Outra que aproveitou os esclarecimentos foi a enfermeira Priscila Ramos, que trabalha em Pinhão. “Hoje encontramos algumas dificuldades para direcionar os pacientes, muitas vezes por falta de conhecimento mesmo. Essas informações com certeza vão facilitar esses encaminhamentos”, conta.

O enfermeiro José Valdemar, que trabalha em Própria, também fez parte da ação. “Essa divulgação de serviços aumenta o nosso contato com a oncologia, contribuindo para que possamos orientar quem precisa de forma correta. Muitas dificuldades podem ser superadas de forma mais simples do que a gente pensa”, destaca.

A coordenadora de Atenção Básica de Brejo Grande, enfermeira Elze Teles, prestigiou a ação. “Essa palestra é de grande valia, para que possamos levar para o nosso município informações sobre todos os trâmites, para que a gente forneça uma definição para o paciente. Muitas vezes a burocracia atrapalha, e, nesses casos, não podemos esperar, não podemos deixar de prestar atendimento por falta de conhecimento”, fala.

Programação

Desde a última segunda-feira, 4, o Centro de Oncologia do Huse está mobilizado em torno da Semana Mundial de Combate ao Câncer. Nesta quinta, 7, o dia será dedicado às crianças com câncer. Haverá um passeio de trenzinho pelas imediações do Huse e todas as crianças, cerca de 60, receberão camisetas personalizadas com o tema ‘Eu Peito o Câncer’. Na sexta, 8, Dia Mundial de Combate ao Câncer, o encerramento acontece com uma confraternização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário