terça-feira, 24 de maio de 2011

GOVERNO DO ESTADO AUXILIA MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS CHUVAS.

O Governo do Estado está completamente mobilizado para atender à população das cidades que, desde a noite passada, estão sob fortes chuvas. Na manhã desta terça-feira, 24, representantes da Defesa Civil Estadual e das Secretarias de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Saúde (SES) se reuniram com o secretário de Assistência Social de Aracaju, Bosco Rollemberg, para oferecer suporte aos trabalhos realizados pela prefeitura de Aracaju (PMA), onde a situação é mais crítica.

Neste momento profissionais da Seides estão na ocupação 'Água Fina', no bairro Santa Maria, e no bairro Coqueiral para auxiliar a Prefeitura de Aracaju a cadastrar as famílias destas duas localidades que serão transferidas pelo município para abrigos provisórios sob a responsabilidade da PMA no conjunto Orlando Dantas (bairro São Conrado) e bairro Jabotiana. Nesta quarta, dia 25, assistentes sociais do Estado irão até a cidade de São Cristóvão.

No dia 31 de março, o Estado iniciou o trabalho de prevenção às consequências das chuvas com o ‘I Seminário de Prevenção aos Efeitos das Chuvas em Sergipe’. Agora, a Defesa Civil Estadual está em contato permanente com as Defesas Civis municipais para avaliar o estado de cada cidade e definir os encaminhamentos necessários.

O Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides também entrou em contato com as prefeituras para oferecer ajuda humanitária (cestas de alimentos, colchões, etc.) e de profissionais. No entanto, até o momento, nenhuma demanda neste sentido foi apresentada pelos municípios. Segundo informações passadas ao coordenador estadual da Defesa Civil, major Erivaldo Mendes, pelo meteorologista do Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese), Overland Amaral, já choveu 180mm desde a meia-noite.

“A área mais afetada é a Grande Aracaju, que inclui a capital os municípios de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão. Laranjeiras e Maruim também estão em estado de alerta”, explica o major. “Fomos informados ainda por Overland de que um novo sistema meteorológico uniu-se ao que já atua neste momento, trazendo a possibilidade de continuidade das chuvas esta noite”, alertou.

Ação integrada

De Brasília, onde participa de reuniões no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, acompanha e orienta todo o trabalho realizado pela Seides e pela Defesa Civil, atuando ainda na integração com as demais pastas do Governo.

O governador Marcelo Déda, que também se encontra numa agenda oficial na capital federal, informou que solicitou uma audiência à Defesa Civil Nacional para relatar a situação em Sergipe e solicitar apoio do Governo Federal. “Chegando ao escritório depois de ler relatório sobre as chuvas, pedi audiência à Defesa Civil Nacional”, disse Déda pelo twitter.

Através da rede social, o Governo do Estado está informando, em tempo real, todas as providências que estão sendo tomadas pelos diversos órgãos. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), mais de 300 chamados já haviam sido feitos ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública de Sergipe (Ciosp) até as 14h. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar seguem atentos a quaisquer ocorrências e, em caso de emergência, a população deve ligar para os números 190, 193 ou 191. O atendimento é integrado e a ligação é gratuita.

O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) está atuando em todo o estado e já atendeu a diversas solicitações da Defesa Civil de Sergipe, inclusive para desobstruir o acesso ao município de São Cristóvão pela BR-101. A SES, através do Samu 192 Sergipe e da rede hospitalar, está de prontidão para atender aos casos mais urgentes. Além disso, a secretaria está em contato com as prefeituras para reforçar a necessidade de equipes no atendimento à comunidade.

Cuidados

A Defesa Civil orienta para os principais cuidados que a população deve ter durante e após o período de chuvas.

Durante:

- Se o nível de água estiver subindo, vá com sua família para um lugar seguro;
- Não deixe crianças brincando na enxurrada ou nas águas dos córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contaminar-se, contraindo graves doenças, como hepatite e leptospirose;
- Durante chuvas intensas, mantenha alguém da família atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo a noite. Em emergência, ligue 190;
- Se a casa ameaçar a alagar ou ruir separe documentos num saco plástico, desligue energia, saia logo e procure abrigo em local alto e seco;
- Obedeça às orientações dos órgãos de segurança e evite circular pela cidade durante as chuvas. Caso seja orientado pelo Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil a deixar sua residência, não resista. Acate as instruções recebidas e mantenha-se em segurança.

Depois:

- Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e curto-circuito;
- Cuidado com a água que for beber: veja se não foi contaminada pela inundação, o que traz sérios riscos à saúde;
- Cuidado também com os alimentos: os atingidos pela água estão contaminados;
- Em caso de febre, vômitos, diarréias, dores de cabeça ou no corpo, se tiver qualquer outro sintoma de doenças ou alguma dúvida sobre os procedimentos seguros para sua saúde, procure imediatamente a unidade de Saúde mais próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário