segunda-feira, 16 de setembro de 2013

EDUARDO MATOS DISCUTE DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E AMPLIAÇÃO DA COLETA SELETIVA.

Na manhã desta segunda-feira, 16, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, se reuniu com o diretor de Controle Operacional da Emsurb, Robert Willyam, e com o servidor do Ministério Público de Sergipe, inserido no Programa de Defesa Comunitário do Órgão junto aos cooperados, José Soares de Aragão Brito. A reunião ocorreu na Sede da Sema e teve o intuito de discutir a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos na cidade e investimentos para a ampliação da coleta seletiva em Aracaju. 

"Para gerir da melhor forma os resíduos produzidos na capital, a Sema e Emsurb têm trabalhado juntas. A ampliação do Programa de Coleta Seletiva é resultado dessa gestão integrada", disse o secretário Eduardo Matos.

A importância de reaproveitar os resíduos sólidos é enorme. Entretanto, boa parte da população desconhece esta importância e pouco contribui. Se no Brasil os resíduos fossem reciclados, seriam injetados na economia cerca de R$ 8 bilhões por ano. Dinheiro que, se fosse bem distribuído, beneficiaria grande parte da população carente.

Em Aracaju o serviço de coleta seletiva é realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). O recolhimento de resíduos recicláveis é feito em alguns bairros e está sendo ampliado pela atual administração.

"É preciso que a população saiba o que é lixo orgânico (úmido) e inorgânico (seco), ou seja, o que é reciclável. Por isso, uma ação educativa foi iniciada, no dia 15 de julho, no conjunto Augusto Franco. E agora se estenderá para o Centro da Capital até o fim deste mês. Dessa forma, será possível gerir os resíduos produzidos na Capital e sensibilizar a população," enfatizou Matos.

Com a sensibilização será possível recolher no Centro da Capital uma média de duas toneladas de resíduos por dia, garantindo assim, o pleno funcionamento do Centro de Triagem "José Walter Bautista Vidal", inaugurado em julho deste ano.

Campanha de Sensibilização

O Conjunto Augusto Franco foi o primeiro bairro inserido no programa de ampliação de coleta seletiva da Prefeitura Municipal de Aracaju, que a partir do dia 22 de julho passou a recolher do Conjunto material reciclável para o funcionamento do Centro de Triagem no bairro 17 de Março.

A novidade do programa está no sistema de coleta via "carrinheiros", onde os próprios catadores cadastrados nas cooperativas vão de porta em porta recolher o material reciclável selecionado pela população. Esse novo método visa ampliar a participação popular tendo em vista que o contato direto e semanal com os catadores sensibiliza a população quanto à importância de se fazer a separação correta do material. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário