quinta-feira, 19 de maio de 2011

DESEMPREGO VAI CRESCER COM DESAQUECIMENTO DA ECONOMIA, DIZ IBRE.

De acordo com o Boletim Macro, do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), apresentado hoje (19), no Rio de Janeiro, o desemprego no Brasil vai crescer lentamente por causa do desaquecimento da economia. De acordo com os economistas do instituto, os trabalhadores menos qualificados vão ser os mais atingidos.

Apesar da queda constante da taxa de desemprego, que passou de 7,6% em março de 2010 para 6,5% em março deste ano, o economista Rodrigo Leandro de Moura disse que a projeção é que essa trajetória se inverta, baseada em dados que mostram o aumento do desemprego em alguns setores, como a indústria.

“Boa parte dessa taxa de desemprego mais baixa está sendo movida pela geração de empregos no setor de serviços, como construção civil e comércio. Na indústria, a gente vê que o fluxo está contrário, está demitindo mais. Ainda gera emprego, mas cada vez menos. Existe uma previsão de investimento menor no setor industrial, que deve fazer a taxa subir”, explicou Rodrigo.

Segundo o economista, no setor de serviços, a geração de empregos ainda vai se manter, principalmente, em função da renda média do trabalhador, que vai continuar crescendo. “As pessoas com renda mais alta começam a contratar mais serviços, deixando de fazer, por exemplo, atividades domésticas”.

O boletim do Ibre corrobora a análise de que a maior parte dos empregos gerados está destinada aos trabalhadores mais qualificados. “Essa geração de empregos que ainda ocorre tem sido destinada quase totalmente para quem tem ensino secundário e, principalmente, superior. Os que estão abaixo disso quase não estão conseguindo emprego. Como os mais escolarizados ganham mais, a renda média é pressionada para cima e isso pressiona o setor de serviços que, por sua vez, pressiona a inflação”, explicou o economista.

Fonte: Agência Brasil (Carolina Gonçalves)

Um comentário:

  1. Segue o informativo sobre a MARCHA DA MACONHA ARACAJU 2011.

    Se for publicar a informação, gostaríamos de ser comunicadas/os.

    atenciosamente,
    danilo kamarov, colaborador
    MARCHA DA MACONHA ARACAJU 2011

    A MARCHA DA MACONHA ARACAJU acontecerá no domingo 29 de maio de 2011 às 15h na pista de Skate da orla de atalaia.



    A MARCHA DA MACONHA ARACAJU 2011 é uma manifestação pública a favor da legalização da maconha. É um movimento sem líderes, chefes ou hierarquia de qualquer tipo, sendo organizado de forma horizontal e espontânea a partir da atuação de cada marchante objetivando o interesse coletivo: a legalização da maconha.


    A defesa da Legalização da Maconha parte da constatação que a proibição tem se mostrada nociva e ineficiente, visto que não diminuiu o consumo ao mesmo tempo que criou um mercado ilegal gerador de violência - o tráfico. O Estado brasileiro ao negar a suas/seus cidadãs/cidadãos o direito de plantar e de comprar a maconha de forma licita, reserva às/aos usuárias/os a opção da ilegalidade: comprar de traficantes.


    Junto a isso, o Estado interfere na liberdade individual ao proibir o uso sem qualquer motivo maior, pois que não há razões de saúde que justifiquem a proibição, afinal, em 12 mil anos de uso da maconha não se tem qualquer noticia sobre morte de usuárias/os. Assim como não existe vício ou abstinência. Com isso não queremos dizer que a maconha é totalmente inofensiva, mas que a responsabilidade do uso cabe à pessoa decidir e não ao Estado.


    A legalização representa o respeito à liberdade individual garantida na constituição. É também uma medida eficiente no combate ao tráfico, pois com a legalização poderá se plantar e quem desejar abrirá legalmente um estabelecimento de vendas dentro das normas da lei. Do ponto de vista da saúde, a legalização representa a ampliação e aplicação dos conhecimentos da maconha medicial possibilitando um tratamento eficiente sob orientação médica.


    E legalizar não é liberar. A legalização não é para que todas/os passam ser usauárias/os de maconha. A legalização é para que todas/os que desejam fazer uso não sejam tratadas/os como criminosas/os. Afinal, somos estudantes e trabalhadoras/es das mais diversas áreas: motoboys, educadoras/es, advogadas/os, funcionárias/os publico, universitárias/os, médicas/os, entre outras profissões.


    Somos cidadãs/os e por isso realizamos a MARCHA DA MACONHA ARACAJU, para que se mude a lei e deixemos de entregar nosso dinheiro ao comércio ilegal.


    Por fim, é importante destacar que não fazemos apologia a maconha e sim defendemos a mudança na lei a favor da legalização. A MARCHA DA MACONHA ARACAJU é um momento de manifestação pública de nossa opinião, sendo assim recomendamos às/aos marchantes não portar nenhuma substancia que possa impedir a participação.


    O debate está aceso.

    marchadamaconhase@gmail.com


    --
    Marcha da Maconha Aracaju 2011
    domingo 29/05 às 15h pista de sk8 orla atalaia
    www.twitter.com/MarchaAracaju
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=112468052
    Leis anti-drogas

    ResponderExcluir