quarta-feira, 25 de maio de 2011

PREFEITURA DE ARACAJU E GOVERNO DO ESTADO AVALIAM EFEITOS DAS CHUVAS.

Foto:  Jorge Henrique

"Se não tivéssemos realizado a retirada das famílias das áreas de risco, hoje haveria uma tragédia em Aracaju". A fala do prefeito Edvaldo Nogueira reflete como as ações de prevenção da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) evitaram que as fortes chuvas que ocorrem na cidade desde a madrugada desta terça-feira, 24, trouxessem riscos à vida da população. Para intensificar e integrar as ações voltadas ao controle dos efeitos das chuvas, o prefeito reuniu-se à noite com o Comitê de Gestão de Crise Unificado, formado por representantes do município e do Governo do Estado.

Durante todo o dia, Edvaldo Nogueira buscou delinear medidas que amenizassem os estragos causados pelo mau tempo. Por volta do meio-dia, ele ligou para o governador Marcelo Déda, que estava em compromisso oficial em Brasília, para informa-lo da situação. A pedido de Déda, as equipes do governo se colocaram à disposição e reforçaram a parceria e o compromisso em auxiliar a Prefeitura de Aracaju no que for possível, com a intenção de prestar o socorro necessário à população.

Para todo o mês de maio eram esperados 320 mm de chuva, mas somente nesta terça o volume pluviométrico chegou a 175 mm em 16 horas de chuvas ininterruptas. A média de chuvas diárias, normalmente, é entre 50 e 80 mm. "Foi um dia atípico e difícil. Em qualquer lugar do mundo em que houvesse essa quantidade de chuva durante tanto tempo haveria alagamentos", analisou o prefeito Edvaldo Nogueira.

A discussão sobre as consequências da chuva serviu para avaliar a atual situação do município após o alto índice pluviométrico registrado e definir ações conjuntas entre as administrações estadual e municipal para sanar os problemas e prevenir possíveis danos à população. Apesar de diversos registros de grandes alagamentos por toda a cidade, não houve ocorrência de vítimas em nenhum ponto da capital, nem mesmo nas áreas que costumavam apresentar problemas no passado.

Prevenção

Para o prefeito, isso se deve ao trabalho de retirada antecipada de famílias residentes em áreas de risco, feito durante o mês de maio pela Prefeitura. "Essas famílias foram retiradas das áreas de risco antes que esse período de chuva intensa previsto pela meteorologia chegasse. Nossa ação impediu que houvesse consequências mais graves para essas pessoas", disse Edvaldo.

A medida também foi ressaltada pelo vice-governador do Estado, Jackson Barreto, que, representando o Governo do Estado, se colocou à disposição para o enfrentamento do problema. "Levando em consideração a estrutura da cidade para o volume de chuva que caiu, temos que agradecer por não haver vítimas, pois danos materiais são recuperados. Mas o senso de prevenção da Prefeitura em retirar as famílias dos locais mais vulneráveis foi muito importante", elogiou Jackson.

Auxílio

Todas as 750 famílias que viviam nas invasões do Quirino, Arrozal, Marivan e Prainha, no bairro Santa Maria, foram retiradas das áreas de risco e levadas para abrigos e casas alugadas pelo município. Atualmente, são 2.100 beneficiários recebendo o auxílio-moradia através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Embora o benefício seja concedido a essas famílias mais necessitadas, o prefeito assegurou que a fiscalização e o rigor no cadastramento dos beneficiários será ainda maior, para evitar que outras pessoas utilizem uma nova invasão apenas para receber o auxílio. "As pessoas que invadirem locais já desocupados pela Prefeitura sairão do local sem o cadastro da bolsa. E se for uma família já cadastrada, irá perder o direto ao auxílio imediatamente", garante.

Trânsito

O grande volume de chuvas causou transtornos durante todo o dia, devido ao acúmulo de água em alguns pontos da cidade após o longo período sem estiagem. Um dos problemas foi com relação às complicações no trânsito da cidade, que ficou lento, principalmente nos horários de pico. Durante a reunião, o prefeito aproveitou para sugerir uma interligação de apoio ao trabalho dos agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

"O que mais complicou no dia de hoje foi o trânsito, devido aos alagamentos. Todas as equipes da SMTT se dividiram, mas queria pedir o apoio da CPTran, caso o problema volte a acontecer na intensidade que aconteceu nesta terça atípica", solicitou Edvaldo Nogueira.

Drenagem

Entre os pontos mais críticos durante o período intenso de chuva estavam o Centro da cidade, as avenidas Coelho e Campos, Gentil Tavares, Airton Teles, Acrízio Cruz, Nova Saneamento, Francisco Porto, além dos bairros Jardins, 13 de Julho e a Zona de Expansão. Entretanto, para o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, além da eficaz prevenção de catástrofes em áreas de risco, as chuvas desta terça-feira também mostraram um outro trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de forma eficiente.

"No início da noite, boa parte da cidade já estava enxuta, após a trégua que a chuva deu. Isso é sinal de que o serviço de drenagem e limpeza de canais e tubulações realizado pela administração municipal está sendo muito bem feito como medida preventiva", observou Silvio Santos.

Presenças

Também participaram da reunião o coordenador da Defesa Civil Estadual, Major Mendes, os secretários estaduais Antônio Carlos Guimarães (Saúde), Jorge Alberto (Casa Civil), os secretários municipais Tânia Soares (Segov), Marcos Cardoso (Secom), Osvaldo Nascimento (Emurb), Dulcival Santana (Seplan), Fabiana Passos (Chefe de Gabinete), Bosco Rolemberg (Semasc), Antônio Bittencourt (Semed), Nicanor Moura (Defesa Civil), major Edênisson Paixão (Guarda Municipal), o meteorologista Overland Amaral e representantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

3 comentários:

  1. E UMA VERGONHA O GOVERNO DE SERGIPE DEIXAR TANTO TEMPO A COMUNIDADE DO MARIVAM NO PARAISO DO SUL SEREM ENGOLIDOS POR UMA CRATERA E A CADA DIA QUE PASSA PIORAFAVOR OLHAR POR ELES

    ResponderExcluir
  2. SERÁ QUE NÃO EXISTE NIGUÉM PARA QUE FAÇA ALGO NO PARAISO DO SUL NO MARIVAM O NOME E BONITO MAIS SE VÇS VEREM , ESTAMOS COM CORAÇAO NA MÃO PARA QUE NÃO DESABEM NOSSAS CASAS QUE FICA PROXIMO A UMA ENORME CRATERA

    ResponderExcluir
  3. CADê AS AUTORIDADES PARA QUE POSSA FAZER ALGO NO BAIRRO MARIVAM NA TERRA DURA

    ResponderExcluir