quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

GOVERNADOR VISITA OBRA DE DUPLICAÇÃO DO VIADUTO DO DETRAN.

Foto:  Marcos Vieira

Na manhã desta quarta-feira, 21, o governador Marcelo Déda visitou uma obra de importância estratégica para proporcionar mais fluidez no tráfego de veículos numa das áreas críticas da capital: o viaduto do Detran. Lá, está sendo realizada uma obra que duplicará a capacidade do atual viaduto, incluindo diversas obras de urbanização, oferecendo também uma passarela e novos acessos para a avenida Tancredo Neves, tanto de quem trafega pela avenida Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro), quanto de quem sai dos conjuntos Sol Nascente, JK, Santa Lúcia, e Ponto Novo, do outro lado da avenida.

“Esta é uma obra que Aracaju precisava há muitos anos”, destacou o governador Marcelo Déda, referindo-se ao investimento da ordem de R$ 25 milhões. “A Prefeitura de Aracaju, sozinha, teria dificuldades de realizar uma intervenção deste porte, até porque tem diversas outras obras de mobilidade urbana em sua ‘ordem do dia’. Com essa obra de duplicação do viaduto do Detran, nós quebramos um dos mais graves ‘gargalos’ para o escoamento do trânsito da capital existente nessa área”, justificou Déda.

Sincronia

A execução da obra envolve entendimentos com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para que se organize o trânsito durante o período de construção, minimizando os transtornos.

Nesse sentido, já está sendo construído um desvio (sobre o estacionamento do Detran) que possibilitará o tráfego de quem transita pela avenida Augusto Franco que permitirá, tanto o acesso aos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, bem como de quem seguirá pela Tancredo Neves. No local, agentes da SMTT já estão fazendo a orientação do tráfego para minimizar o transtorno durante a fase de implantação da obra.

“Com essa obra, vamos diminuir a dificuldade dos motoristas que passam pelo viaduto Carvalho Déda, que tem duas pistas, e logo enfrentam o gargalo embaixo do viaduto, conflitando com quem vem pela Rio de Janeiro. De forma semelhante, a obra vai beneficiar os moradores dos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, que hoje também tem dificuldade para acessar a Tancredo Neves”, ilustrou Déda.

Ocupação irregular

Em relação a uma polêmica existente quanto a imóveis comerciais que ocupam uma faixa existente ao lado da avenida Tancredo Neves (em frente ao Detran), o governador explicou que estes terão um prazo para se retirar ao longo da obra e não serão indenizados pois, ocupam irregularmente uma área pública.

“Não haveria problema em indenizá-los, mas após um estudo da Procuradoria Geral do Estado (PGE) ficou constatado que nenhum deles tem escritura, já que ali está uma ocupação irregular de área pública que foi se consolidando ao longo de mais de 30 anos. Isso impede que seja efetuada qualquer indenização, pois o Estado não pode adquirir o que já lhe pertence”, detalhou Déda.

Fases

Ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, o governador informou que a fase inicial da obra se concentrará no chamado tabuleiro, o vão central do novo viaduto. Após essa fase, será feita a recuperação do antigo viaduto, juntadas as duas partes, e então serão construídas as alças, a passarela e os demais componentes da obra.

“Aqui, nós teremos passeio, ciclovia, iluminação, todo um trabalho de urbanização que transformará essa área, a exemplo do que já fizemos no viaduto Carvalho Déda, edificando uma obra funcional e embelezando a cidade”, exemplificou.

Acompanharam o governador durante a visita, o empresário Luciano Barreto, da Celi Construções, empresa responsável pela obra, o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antônio Samarone, o presidente do Departamento de Infraestrutura Rodioviária de Sergipe (DER), Antônio Vasconcelos, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Bosco Costa, além dos secretários de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto Prado, da Comunicação, Carlos Cauê, do Meio Ambiente, Genival Nunes, de Esporte e Lazer, Maurício Pimentel, dentre outros técnicos, autoridades e integrantes da administração estadual e municipal de Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário