sábado, 17 de dezembro de 2011

HOSPITAIS EM TODO O BRASIL FARÃO MUTIRÃO CONTRA CÂNCER DE PELE.

O 1º Mutirão Nacional do Câncer de Pele está sendo realizado hoje (17) em hospitais públicos e privados de todo o país. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Como parte das ações contra o câncer de pele, o Hospital Federal de Ipanema, na zona sul da capital fluminense, realizou nessa sexta-feira (16) cirurgias em 15 pacientes.

De acordo com o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do hospital, José Luiz Leal, a importância dessa mobilização é procurar tratar o maior número de pessoas com essa patologia. “Quanto mais cedo o paciente faz essa cirurgia, mas rápido ele pode ter a confirmação da lesão e melhor é a reparação dos tecidos. Esses pacientes são acompanhados o tempo que for necessário, ele é acompanho para ser orientado sobre a doença”, disse.

Ainda de acordo com José Leal, todos os pacientes que foram operados ontem têm os três tipos mais comuns de câncer de pele, entre eles o carcinoma base celular, o mais frequente e menos agressivo. Segundo ele, a doença afeta principalmente as pessoas de olho claro e pele clara e submetidas a exposição inadequada ao sol, cujo efeito é mais agressivo, manifestando-se com mais freqüência depois dos 40 anos de idade.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica informou, em nota, que “o Mutirão Nacional do Câncer de Pele é uma ação humanitária e filantrópica do Departamento de Ação Social da SBCP destinada a pessoas carentes”. Ainda de acordo com a nota, todos os membros da SBCP, em qualquer parte do território nacional, seja em clinicas ou hospitais públicos e privados, podem participar do mutirão desde que não haja custo para os pacientes.

Este é o terceiro evento que o Hospital Federal de Ipanema realiza por meio do Mutirão Nacional do Câncer de Pele, doença que teve destaque na agenda da unidade em 2011. No último sábado (26), o Serviço de Dermatologia do hospital atendeu 90 pessoas e diagnosticou a doença em 8,9%. No dia 29 de novembro, funcionários do hospital assistiram palestras do evento Sol e Pele, no auditório do Centro de Estudos da unidade.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário