segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MINISTÉRIO DA SAÚDE CAPACITA SERVIDORES EM ARACAJU.

O Ministério da Saúde realiza a 1º Oficina de Capacitação sobre 'As linhas de Cuidados para Enfrentamento das Situações de Violências contra Crianças e Adolescentes e suas Famílias'. O evento ocorreu nesta segunda-feira, dia 19, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS). O encontro reuniu trabalhadores da Saúde, da Assistência Social, Educação e outras áreas.

A Capacitação é fruto da parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde (SMS e SES) e o Ministério da Saúde. "Esta iniciativa faz parte de um Projeto do Ministério da Saúde que contempla vinte estados", pontua a palestrante Gilvania Pereira, referência técnica do Ministério da Saúde, nas áreas da Criança e Aleitamento Materno.

O objetivo do encontro é preparar e sensibilizar os profissionais e gestores públicos sobre a necessidade de uma atenção integral junto às famílias e às vítimas da violência destacando a importância do trabalho na Rede de Atenção Primária.

Além das ações de prevenção e promoção à Saúde, o combate as violências domésticas e de trânsito também são fundamentais para reduzir o índice de mortalidade entre jovens e crianças. "A oficina também mostra como o apoio das famílias e da cultura de paz têm um papel essencial para que as vítimas de violência recuperem uma vida plena de amor, respeito e sem violência", destaca Rita Bittencourt, coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da SMS.

Multiplicando Soluções

A capacitação segue até quarta-feira, dia 21, com debates, palestras e dinâmicas de grupo. Para Helga Muller, referência técnica do Programa Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, esse é um momento ímpar de unir pessoas de diversas redes. "Estamos fortalecendo os vínculos entre os trabalhadores e a gestão dos serviços. E, através desse diálogo, podemos formar multiplicadores que irão adaptar os conhecimentos e colocá-los em prática", avalia Helga.

Os profissionais das diversas áreas aprovaram o primeiro dia de capacitação e já estão entusiasmados para multiplicar os novos saberes. "Sem dúvida essa experiência é um incentivo para implantação de melhorias nos serviços públicos que dão apoio às crianças e aos adolescentes vitimados pela violência seja com relação à linha de cuidados para a família ou outros aspectos", explica Magna Mendonça, a coordenadora do Centro de Referencia em Assistência Social (CREAS) São João de Deus.

"Todo evento que combate a violência é de fundamental importância para a sociedade, por isso a SMS também soma forças para que crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias possam receber toda atenção necessária para recuperar uma vida plena de amor, respeito e longe da violência", destaca o secretário municipal de Saúde em exercício, Mário Ferreira.

Arte e cidadania

Durante o encontro o artista plástico Wellington Déda usou a arte em prol do combate às violências expondo diversas telas. "São obras de temas variados na técnica de acrílico sobre tela", conta o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário