quinta-feira, 3 de setembro de 2009

VERREADOR DR. GONZAGA QUER MAIS AGILIDADE NOS EXAMES DE ALTA COMPLEXIDADE.

O vereador Dr. Gonzaga apresentou, nesta quinta-feira, 03/9, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), projeto de lei estabelecendo um prazo de 30 dias para conclusão e diagnóstico dos exames laboratoriais de alta complexidade, tais como tomografias, ressonâncias, ultrassonografias, eletrocardiogramas, testes ergométricos, entre outros.

A iniciativa do projeto, segundo o vereador, é atender as inúmeras e antigas reclamações da população que sofre com a demora desses serviços, muitas vezes de forma fatal. “Marcar um exame e voltar ao médico com os resultados pode significar para o paciente do SUS uma espera de vários meses ou até mesmo anos”, reclama o parlamentar.

Dr. Gonzaga explica que como geralmente este tipo de exame só é solicitado quando se tem suspeita de uma doença grave, a demora na sua realização e conclusão pode representar não só o agravamento do problema como até mesmo a morte do paciente, como já pode comprovar em alguns casos que acompanhou como médico.

A demora na realização dos exames também tem gerado complicações para os cidadãos aracajuanos junto ao INSS, pois sem a apresentação de um exame desse tipo, quando solicitado, muitos deixam de comprovar a necessidade de receber o auxílio doença ou mesmo correm o risco de perder o benefício.

“Tenho certeza de que esta propositura será aprovada na Câmara e, espero que a lei seja sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, com a máxima urgência, pois o cumprimento de um prazo mínimo para a realização dos exames não exige nenhum recurso adicional, mas significa muito para o povo”, disse, confiante, o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário