sábado, 9 de abril de 2011

FINAL DE SEMANA SERÁ DE CHUVA EM SERGIPE.

O final de semana será de muita chuva para todo o Estado de Sergipe. Segundo informações do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Cemese/Semarh), apesar das chuvas serem de características de um período sazonal, da estação do outono, um sistema chamado de Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável por ocorrência de nuvens carregadas, voltou a atuar em Sergipe desde o início do mês de abril.

De acordo com o meteorologista da Semarh, Overland Amaral, as chuvas que começaram a cair na madrugada de hoje em todo o Estado serão contínuas até a próxima terça-feira, dia 12. “Ela dará uma trégua na quarta e quinta-feira, mas voltará ao ciclo chuvoso posteriormente”, afirmou, enfatizando que a situação da previsão do tempo de clima estará sendo monitorada pelo Centro de Meteorologia de Sergipe.

Ele revela ainda que o comportamento do tempo será marcado por frequentes chuvas até a chegada da nova estação: o inverno. “As chuvas atuais marcam o início do período chuvoso, a qual acontece na passagem do outono para o inverno, especificadamente no mês de maio para junho. Elas estão apenas começando”, comentou.

Volume

Overland explicou ainda que como se trata de chuvas trazidas pelo sistema - de característica de precipitação volumosa-, o volume de precipitação das chuvas poderá variar de 2 a 50 milímetros em algumas regiões do Estado. E com maior destaque para as regiões do sul e centro sul do Estado, com fragmentos para o agreste central e entrada do sertão.

“Em três horas de chuva, de um volume revelado para acima da média histórica, poderá acontecer algumas situações de alagamentos”, adverte o meteorologista da Semarh.

Precipitação

De acordo com modelo numérico de previsão do tempo e clima, estão sendo esperadas chuvas mais intensas para este sábado, 9. A maior precipitação vai para as regiões Sul e Centro-Sul do Estado, compreendendo municípios como Santa Luzia do Itanhy, Estância, Indiaroba, Boquim, Pedrinhas, e demais regiões circunvizinhas. No litoral norte o tempo estará a céu aberto no período da tarde.

No domingo chove em todo o litoral Sul, Norte, agreste e parte do sertão, sendo o litoral norte com chuvas moderadas. O início da semana, na segunda-feira, a previsão é de chuva moderada para a região centro sul e norte; ocorrendo assim chuvas de maior intensidade para a região Sul do Estado. Na terça-feira as chuvas se redistribuirão em todo o Estado. A sua maior intensidade irá ocorrer na grande Aracaju e municípios circunvizinhos.

Temperatura

Apesar das fortes chuvas da semana a temperatura do ar em todo Estado permanecerá inalterada. A máxima será de 32 graus e a mínima de 24.

Nenhum comentário:

Postar um comentário