terça-feira, 5 de abril de 2011

POLÍCIA CIVIL PRENDE TRAFICANTES LIGADOS A FACÇÃO INTERESTADUAL.

O Departamento de Narcóticos (Denarc) e a Divisão de Inteligência e Planejamento (Dipol) da Polícia Civil prenderam nesta segunda-feira, dia 4, em Aracaju e em Nossa Senhora do Socorro, sete pessoas acusadas de tráfico de drogas.

Com o grupo foram apreendidos 14 quilos de maconha e um revolver calibre 38 da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A informação é de que a quadrilha é ligada a uma facção criminosa que atua em diversos estados do país, a partir dos presídios.

Segundo o delegado Osvaldo Resende, que coordenou as investigações do Denarc, a operação foi desencadeada após dois meses de levantamento e apuração de dados da quadrilha. "Após muita observação, decidimos que ontem era o momento apropriado para fazer as prisões".

Operação

As capturas aconteceram em sequência. A primeira a ser detida foi Danielle do Nascimento Santos, a 'Darly', 19 anos, no momento em que desembarcava de um carro de lotação no conjunto Parque dos Faróis, em Socorro, com uma sacola contendo 5 quilos de maconha.

"Ela foi contratada para fazer o transporte da carga de Propriá para Socorro e estava retornando da viagem com o entorpecente. Seguimos com ela até a sua casa e lá encontramos mais um quilo de maconha. Daí montamos lá uma 'armadilha' para quem iria buscar a droga", disse.


Osvaldo Resende explica que a Polícia Civil já sabia que o material seria entregue a Gilberto Cândido da Silva, o 'Alemão', 26, e a sua esposa, Fabiana Souza de Lima, 32, então, por meio de uma campana, ele foi preso assim que chegou à residência de Daniele.


"Fabiana já responde a dois processos judiciais por tráfico e um por homicídio. Até o ano passado Gilberto já foi preso por roubo [inclusive de cargas de caminhão] em São Paulo, onde nasceu, e quando veio para Sergipe chegou a ser lider local da facção paulista que hoje atua em vários estados", explicou o delegado.

No entanto, o atual líder em Sergipe da facção passou a ser Antônio Marcos Gama da Silva, o 'Rato', 30, e era a ele que Alemão e a esposa iriam repassar os seis quilos de maconha apreendidos com Daniele. Sabendo disso, a Polícia Civil seguiu para prendê-lo também.

Rato foi preso numa favela próxima ao conjunto Augusto Franco, em Aracaju. No barraco dele foi encontrado um revólver calibre 38 roubado da SSP, além de um total de oito quilos de maconha, que estavam escondidos na área de manguezal que cerca o fundo da invasão.

"Antônio Marcos iria redistribuir a maconha entre outros traficantes da região metropolitana. Ele também já responde a mais três processo por tráfico e fazia remessas de dinheiro para membros da facção criminosa em outros estados", comentou o delegado do Denarc.

Outra presa foi Iza Jakeline Barros da Silva, a 'Mag', 26, que é irmã de Gilberto Alemão e o auxiliava no tráfico de drogas desde que veio para o estado com ele. Ao comparecer ao Denarc ela apresentou carteira de identidade falsa com o nome de Wilma Góis Santos.

"A bolsa dela ainda continha agenda com nomes de traficantes sergipanos, com quantias de drogas e valores devidos por eles. Ela também já foi presa em São Paulo por furto de carros e na sua casa foram encontradas pedras de crack", reiterou Resende.

Ainda de acordo com o delegado Osvaldo Resende, outras dois homens também foram presos por participação na quadrilha, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo para não prejudicar as investigações, já que outras também podem ser presas após a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário